Força Aérea reforça meios de combate aos incêndios

por Cristina Santos - RTP
Helicóptero bombardeiros médio Sikorski UH-60 Black Hawk. Força Aérea Portuguesa

São três os helicópteros bombardeiros médios (UH-60 Black Hawk) adquiridos pela Força Aérea para integrar o dispositivo de combate a incêndios rurais, cada um tem capacidade para transportar até 2.950 litros de água por largada. O contrato foi assinado no dia 6 de setembro, e cerca de 81 por cento do dinheiro para a aquisição vem de fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para 2025 e o terceiro para 2026, conta a Força Aérea Portuguesa (FAP) em comunicado, divulgado esta sexta-feira.

Estes três helicópteros vão juntar-se “aos seis adquiridos anteriormente”, dos quais dois já foram entregues a FAP, para integrar a capacidade do Estado no combate a incêndios rurais. O contrato inclui ainda a formação para seis pilotos e 18 mecânicos.

Foto: Força Aérea Portuguesa

O helicóptero UH-60 Black Hawk é destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à colocação de “forças no terreno, permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada”.

Em 2018, o Governo Português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para o combate a incêndios rurais.
Tópicos
PUB