Euromilhões deu 360 milhões de euros em prémios no 1º ano em Portugal

por Agência LUSA

O Euromilhões tornou-se o maior jogo da Santa Casa da Misericórdia, com vendas de 859,98 milhões de euros desde que foi lançado em Portugal há um ano, tendo distribuído 360 milhões de euros em prémios.

Os dados foram hoje revelados em conferência de imprensa pelo presidente do Departamento de Jogos da Santa Casa, Daniel Galvão Martins.

O grande loto europeu já deu em Portugal mais de 17 milhões de prémios nas várias categorias, entre os quais cinco primeiros prémios.

De Outubro a Dezembro de 2004, os jogos deram 55 milhões de euros para a Santa Casa da Misericórdia e para o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.

Portugal é o país que mais aposta, sendo a média semanal de vendas de 15,9 milhões de euros, o que superou as expectativas da Santa Casa.

Os dados hoje apresentados revelam que 26 por cento do total de prémios na Europa couberam a apostadores que jogaram em Portugal.

Participam igualmente neste jogo, França, Irlanda, Bélgica, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Espanha e Reino Unido.

A média semanal de apostas em Portugal por pessoa é de 1,59 euros e segundo o responsável pelo Departamento de Jogos o sucesso do Euromilhões deve-se sobretudo ao valor elevado dos prémios, estando em jogo todas as semanas pelo menos 10 milhões de euros para o primeiro prémio.

Daniel Galvão Martins referiu que antes do Euromilhões ser lançado em Portugal, havia adeptos deste tipo de jogo que iam jogar a Espanha por os prémios serem mais elevados.

As campanhas de divulgação, reforçadas quanto há jackpot, foram outro factor apontado para a adesão ao Euromilhões.

Com o objectivo de manter presente a marca Euromilhões, o Departamento de Jogos assinou hoje um contrato de patrocínio do Rali Lisboa-Dakar com a organização da prova (Amaury Sport Organisation), que arranca da capital portuguesa dia 31 de Dezembro rumo ao Senegal.

O Euromilhões vai ser o principal patrocinador da 28ª edição do rali, que pela primeira vez passa por território português.

O valor do patrocínio é de 1,5 milhões de euros, correspondente a 3,75 por cento do orçamento global dos Jogos da Santa Casa para Comunicação e Publicidade.

Segundo o presidente do Departamento de Jogos, o patrocínio segue a linha de associação a grandes eventos desportivos por parte da Santa Casa, como a Volta a Portugal e o Euro 2004.

A Santa Casa conta com a projecção internacional que o rali vai proporcionar a Portugal e com o interesse nacional em torno da prova, com 29 participantes portugueses, para promover a marca Euromilhões.

A campanha visa também conquistar segmentos mais jovens da população, nomeadamente entre os 18 e 35 anos, que aposta menos.

A campanha publicitária em Portugal começa este mês e termina a 15 de Janeiro, data em que se conclui a prova, com a Santa Casa a aproveitar também para fazer uma promoção cruzada, com outros jogos comercializados pela instituição.

Entre 02 de Novembro e 15 de Janeiro, o camião itinerante de jogos da Santa Casa vai visitar 18 cidades.

Espera-se que, à semelhança do ano passado, o rali venha a ser coberto por 84 canais de televisão, que chegam a 190 países, num total de mais de 560 horas de emissões.

PUB