Esquerda e PAN querem debater "deveres de urbanidade" dos deputados em conferência de líderes
Os partidos da esquerda parlamentar e o PAN pediram ao presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, que a próxima conferência de líderes debata "o cumprimento dos deveres de urbanidade e lealdade institucional" dos deputados.
Num ofício a que a agência Lusa teve acesso, os líderes parlamentares do PS, BE, PCP, Livre e a deputada única do PAN solicitam ao presidente do parlamento "que seja inscrito na agenda da próxima Conferência de Líderes um debate sobre o cumprimento dos deveres de urbanidade e lealdade institucional por parte dos Deputados no desempenho das respetivas funções".
Este pedido surge depois de, na semana passada, o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, ter feito algumas advertências aos deputados durante o debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2025.
Aguiar Branco alertou diversas vezes que estavam a assistir aos trabalhos alunos de escolas que visitavam o parlamento, e apelou para que fosse dado um bom exemplo a estes jovens.
Na sessão de encerramento, uma intervenção do líder do Chega suscitou fortes protestos por parte da bancada do PSD e levaram Aguiar Branco a apelar à "serenidade" dos parlamentares e a pedir que não fosse utilizado "vocabulário inapropriado" ou "gestos inapropriados".
"É um governo que é tão, tão, tão ladrão quanto era o ladrão anterior", disse, numa intervenção em que criticava "mais multas de trânsito, mais impostos sobre o consumo".