Duas pessoas morreram na madrugada desta quarta-feira em Palmeira de Faro, Esposende, vítimas de um deslizamento de terra e pedras que se abateram sobre uma habitação. Outras quatro pessoas saíram ilesas.
"O acidente ocorreu em Esposende, na freguesia de Palmeira de Faro. Confirma-se um deslizamento de vertente com duas vítimas mortais a lamentar", afirmou o vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emíllio, ouvido na edição desta quarta-feira do Bom Dia Portugal.
"Estamos já a prestar, na medida do possível, o apoio psicológico aos familiares", acrescentou o edil.
O alerta para o deslizamento de terra em Palmeira de Faro foi dado às 3h55.
"Ao deslizar, as terras acabaram por embater contra uma moradia. A tragédia deu-se devido a esse deslizamento", continuou o responsável, para indicar que as autoridades locais não conseguiram ainda "apurar a origem do deslizamento".
Júlio Melo explicou que foram arrastadas "pedras de alguma dimensão", tendo estas "atingido um compartimento situado nas traseiras da habitação".
Entretanto, no local do deslizamento, o segundo comandante distrital das Operações de Socorro, Rui Costa, deu mais detalhes, adiantando que, no interior da habitação atingida, estavam seis pessoas. Quatro - um casal entre os 40 e os 50 anos e duas crianças de dois e 12 anos - saíram ilesas.
Polícia Judiciária investiga
A Polícia Judiciária está já a investigar as circunstâncias em que se deu o deslizamento de terra em Palmeira de Faro.
Segundo fonte da PJ, citada pela agência Lusa, foi feita uma primeira deslocação de inspetores ao local para recolha de informação e registo fotográfico.
"Posteriormente, quando a situação no terreno estiver consolidada e tivermos luz verde da Proteção Civil, voltaremos lá para continuar a investigação", acrescentou a mesma fonte.
c/ Lusa