"Espaço Júlia" estende apoio a vitimas de violência doméstica no país

por Arlinda Brandão - Antena 1

Foto: Arlinda Brandão - Antena 1

É um caso de sucesso no apoio à vítima de violência doméstica. O "Espaço Júlia", em Lisboa, vai estender-se ao resto do país. O anúncio é da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, que visitou o espaço e deixou a promessa de o replicar pelo país, numa resposta integrada de apoio à vítima que, no ano passado, atendeu mais de 600 denúncias.

Uma década depois de ter sido criado, o "Espaço Júlia" vai levar este tipo de apoio integrado a outras zonas do país.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, um dos mentores do Espaço Júlia, em dez anos foram recebidas entre sete mil a oito mil queixas, números que considera assustadores, mas reais. E considera que este apoio integrado do Espaço Júlia, feito com privacidade, conforto e segurança, marca a diferença.

Foi inaugurado em julho de 2015. É um espaço único de intervenção e acompanhamento a vítimas de violência doméstica e vítimas particularmente vulneráveis, que oferece um atendimento especializado, feito por técnicos de apoio à vítima da freguesia de Santo António, em Lisboa, conjuntamente com agentes da PSP e técnicos da Unidade Local de Saúde de São José, Hospital de Santo António dos Capuchos.

c/ Lusa
PUB