Embaixador de Portugal vai receber título de cidadão honorário de Brasília
Brasília, 10 Dez (Lusa) - A Câmara Legislativa do Distrito Federal, Brasília, aprovou por unanimidade dos 12 partidos representados naquele órgão parlamentar a concessão do título de cidadão honorário de Brasília ao embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa.
"Fico muito honrado em relação a esta distinção. O gesto acaba por consagrar uma aproximação maior de Brasília a Portugal. O que tenho procurado fazer é dar visibilidade à dinâmica de crescimento de Brasília", declarou hoje à Lusa o embaixador português.
"O título é uma grande justiça ao trabalho do embaixador Seixas da Costa. O embaixador ajudou-nos muito", afirmou também hoje à Lusa o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.
O título de nível estadual, raramente concedido a cidadãos estrangeiros, foi proposto pela deputada Eurides Brito, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Eurides Brito enumera várias razões para a homenagem a Seixas da Costa, designadamente o apoio do embaixador ao lançamento da nova linha aérea Brasília-Lisboa.
"Essa nova linha aérea que a TAP lançou, ligando Brasília a Lisboa, é, sem dúvida, um papel essencial no reforço das relações internacionais entre os dois países, vez que Portugal tem desenvolvido em papel facilitador político entre os dois continentes", refere o decreto legislativo.
A deputada cita ainda o empenho do embaixador Seixas da Costa no estabelecimento da parceria estratégica entre a União Europeia e o Brasil.
Outra justificação para o título é o protagonismo de Seixas da Costa na criação de uma Câmara de Comércio Brasília-Portugal, assim como as acções que dinamizou para a intensificação do intercâmbio na área da comunicação social.
A cerimónia solene de agraciamento terá lugar em 2008, em data a definir.
CMC.
Lusa/Fim