O embaixador de Portugal em Díli, João Ramos Pinto, renovou hoje a disponibilidade de Portugal em continuar a apoiar o desenvolvimento de Timor-Leste durante a cerimónia de apresentação das suas cartas credenciais ao presidente timorense Xanana Gusmão.
A cerimónia realizou-se menos de 24 horas depois da chegada do diplomata português a Timor-Leste, facto que João Ramos Pinto destacou nas declarações à saída à imprensa.
Na sua intervenção, o embaixador português reafirmou a solidariedade de Portugal com Timor-Leste, "no sentido de incrementar a cooperação bilateral com vista ao apoio ao desenvolvimento económico e social" da mais jovem nação do mundo.
Nesse sentido, João Ramos Pinto enfatizou que a cooperação portuguesa "tem como único objectivo ajudar são desenvolvimento de Timor-Leste, em estreita articulação com as autoridades timorenses que definem as necessidades mais prementes e prioritárias do país".
à saída, nas declarações à imprensa, o diplomata reforçou esta ideia, sublinhando o facto de Portugal ser, desde o final da ocupação indonésia, em 1999, o maior doador e parceiro de desenvolvimento de Timor-Leste, com 350 milhões de dólares.
Este facto foi igualmente distinguido por Xanana Gusmão, que disse ainda estarem as autoridades timorenses "eternamente gratas" pelo apoio que Portugal tem providenciado às representações diplomáticas timorenses em Lisboa, Nova Iorque, Camberra e Bruxelas.
Xanana Gusmão evidenciou ainda o apoio decisivo de Portugal ao pagar na integra os 600 mil dólares relativos à adesão de Timor-Leste à Sociedade Financeira Internacional, uma instituição do Banco Mundial que garante o acesso a investimento privado estrangeiro.
"Portugal tem ajudado, tem dado testemunhos para o fortalecimento da construção do Estado timorense", acentuou o chefe de Estado.
A terminar a sua intervenção, e depois de desejar as boas-vindas a João Ramos Pinto, Xanana Gusmão aproveitou para dar os parabéns pela expressiva vitória de 7-1, horas antes, da selecção de Portugal sobre a sua congénere russa, num jogo de apuramento para o Mundial de 2006, da Alemanha.
João Ramos Pinto, nascido no Porto em 1949, é licenciado em Direito, desempenhava anteriormente as funções de Encarregado de Missão para as questões relativas à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), junto do ministro dos Negócios Estrangeiros (2001-2004) e serviu nas embaixadas de Portugal em Dublin (1984-1989), em Washington (1989-1991) e em Londres (1995-2000).
O novo embaixador de Portugal substitui o anterior decano do Corpo Diplomático acreditado em Timor-Leste, o embaixador Rui Quartin Santos, que esteve colocado em Díli entre 20 de Maio de 2002 e 13 de Junho passado.