Em direto
Pós-legislativas. Presidente da República ausculta partidos pelo terceiro dia consecutivo

Guardas arguidos serão suspensos de funções, diz ministra da Justiça

por Antena 1
Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade

Foto: João Marques - RTP

A ministra da Justiça, Rita Júdice, afirmou na quarta-feira que os guardas profissionais que sejam constituídos arguidos serão suspensos de funções e alvo de processos disciplinares. Uma afirmação poucas horas depois da operação policial que percorreu várias prisões por suspeitas de facilitação na entrada de droga.

Em declarações aos jornalistas, Rita Júdice elogiou a operação da Policia Judiciaria que deteve 13 pessoas, incluindo guardas prisionais, que são suspeitos de facilitar a entrada de droga nas prisões.

A ministra considerou que esta foi uma intervenção "muito importante".
Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade
"Se a droga é um flagelo, nas prisões é inaceitável. Estamos mesmo comprometidos e muito satisfeitos de ver a ação da PJ", afirmou.

"A droga nas cadeias é um tema que tem estado em cima da mesa e todos os dias lutamos contra essa realidade", assumiu.

Rita Júdice adiantou ainda que tem a garantia por parte da da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) de que "todos os visados que sejam constituídos arguidos serão imediatamente suspensos e objeto de um processo disciplinar".

A ministra sublinhou que não confunde os guardas prisionais visados com o Corpo da Guarda Prisional, mas admitiu que, a existirem elementos entre os suspeitos, "não é algo que deixe a ministra da Justiça orgulhosa".

c/ Lusa
PUB