Draghi exorta Portugal a apostar em investigação e empresas inovadoras

por Antena 1

Remo Casilli - Reuters

Mario Draghi foi convidado por Marcelo Rebelo de Sousa para ir ao Palácio de Belém e estará presente na reunião do Conselho de Estado. O antigo presidente do Banco Central Europeu apresentará as perspetivas e os desafios do futuro no que respeita à União Europeia.

Draghi é autor de um relatório divulgado no ano passado, que aponta caminhos para que a economia europeia consiga enfrentar a concorrência da China ou dos Estados Unidos.

Para o antigo ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral, a vinda de Mario Draghi a Lisboa pode ter um significado relevante para o tecido empresarial do país, em concreto para as startups. O ex-ministro destaca as recomendações do relatório Draghi que não podem ser ignoradas.

Num momento de particular instabilidade a nível mundial, com o regresso de Donald Trump à Casa Branca, Portugal e a União Europeia não podem ficar a assistir, de forma passiva, aos acontecimentos, sublinha Caldeira Cabral.

Há sinais diários de que é preciso agir, como sustentava, já no ano passado, o relatório de Mario Draghi. A Europa tem de se afirmar, defende o antigo ministro da Economia, sendo que o relatório que foi dado a conhecer ainda antes das eleições norte-americanas aponta diversas pistas nesse sentido. Esta não é a primeira vez que o antigo presidente do Banco Central Europeu é convidado por Marcelo Rebelo de Sousa: já em 2016 tinha estado numa outra reunião do órgão consultivo do presidente da República.

PUB