O incêndio, na localidade de Paneladas, no concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, entrou em fase de resolução às 04:58, disse hoje à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga.
No local, encontram-se 111 bombeiros e 32 meios, de acordo com o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Pelas 05:30, Portugal continental registava cinco fogos ativos, com o incêndio no concelho de Mondim de Basto (Vila Real) a concentrar mais operacionais e meios, de acordo com o site da ANEPC.
Na localidade da Senhora da Graça, no concelho de Mondim de Basto, 258 bombeiros, apoiados por 76 viaturas, combatiam as chamas.
Ao início da madrugada, às 00:30, o segundo comandante operacional distrital, Artur Mota, disse à Lusa que o incêndio obrigou a retirar vários turistas do Santuário de Nossa Senhora da Graça por precaução. O responsável não precisou o número de turistas retirados do local.
A mesma fonte indicou que o incêndio, que deflagrou pelas 15:44 de sábado na localidade da Senhora da Graça, tinha pelas 00:30 "duas frentes ativas", mas uma estava "a ceder aos meios".
Às 05:30, estavam em fase de conclusão 19 fogos, com 337 bombeiros apoiados por 98 meios.