Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Dois feridos. Prédio de Lisboa em obras desaba sobre edifício contíguo

por RTP
Filipe Silva - RTP

Um prédio da Calçada da Picheleira, na zona do Beato, em Lisboa, ruiu na última madrugada. Estava em obras de remodelação e caiu sobre um outro edifício. Duas pessoas ficaram soterradas, mas foram retiradas dos escombros com vida e transportadas para o Hospital de São José.

No edifício atingido pelo desabamento, encontravam-se quatro pessoas. O incidente aconteceu cerca da 1h00. A esta hora, os residentes estariam a dormir. Ao início da manhã desta segunda-feira, a Proteção Civil estava a avaliar as condições de habitabilidade dos vários edifícios na Calçada da Picheleira.


Os bombeiros resgataram um casa de idosos dos escombros. Ao que tudo indica, um deles terá sido atingido por destroços e fraturou uma perna.

Várias pessoas de outros prédios foram acordadas pelos bombeiros e pela polícia e tiveram de sair de casa, para que as autoridades avaliassem o risco de derrocadas.
Os vizinhos assustaram-se quando perceberam que um prédio estava a cair. Os primeiros operacionais a chegar ao terreno foram os Sapadores de Lisboa.
O comandante das operações, Carlos Ferreira, descreveu à RTP o que os socorristas encontraram.
Nas próximas horas, vão ser avaliadas os prédios em redor.Quatro viaturas foram igualmente atingidas pelo desabamento.


Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 6h45 estavam no local 38 operacionais apoiados por 12 viaturas.

O Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa indica, por sua vez, no seu portal, que mobilizou vários meios e operacionais, incluindo a Unidade Cinotécnica e a "equipa de drones" para buscas suplementares.

c/ Lusa


PUB