Doentes urgentes esperam 15 horas no Beatriz Ângelo e 11 no Fernando Fonseca

por RTP
Lusa (arquivo)

Os doentes urgentes, com pulseira amarela, estão a esperar uma média de 15 horas no Beatriz Ângelo, em Loures, para serem atendidos e 11 horas e quatro minutos no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), segundo dados oficiais.

Dados disponibilizados no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam que, pouco depois das 09h30 aguardavam pelo atendimento na urgência central do Hospital Fernando Fonseca 22 doentes urgentes, enquanto no hospital de Loures aguardavam 33.

Na unidade de saúde de Amadora-Sintra, os doentes muito urgentes esperavam uma média de uma hora e 42 minutos, enquanto os menos urgentes aguardavam 17 horas e 26 minutos pelo atendimento.

O tempo de espera no Hospital Amadora Sintra para casos muito urgentes ultrapassou as sete horas esta madrugada. Para casos urgentes a espera era superior às 17 horas.

Em comunicado, esta unidade hospitalar reconhece que a elevada procura tem afetado o atendimento de novos casos.

A situação costuma aliviar a partir das 8h00 da manhã, quando mais profissinais entram ao serviço. Entre as 8 horas de sexta-feira e as 8 horas de sábado foram admitidos 831 utentes.

Já na unidade de saúde de Loures, os 11 doentes com pulseira verde (menos urgentes) em espera aguardavam oito horas e 37 minutos.

Estes dados referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas e o número de doentes apresentado inclui os que aguardam primeiro atendimento, após triagem, e resultados de exames.

No sábado, a Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora/Sintra, que integra o Hospital Doutor Fernando Fonseca, justificou os elevados tempos de espera nas urgências com o "aumento significativo no número de admissões" devido ao frio.

"Este aumento está associado, principalmente, a casos de infeções respiratórias e ao agravamento de doenças crónicas" e "a elevada procura tem provocado maiores tempos de espera e afetado a eficiência no atendimento de novos casos", indicou a ULS Amadora/Sintra em comunicado.

No Hospital Santa Maria (Centro Hospitalar Lisboa Norte), dois doentes urgentes esperavam quase uma hora (59 minutos) e os menos urgentes cerca de 55 minutos.

A Norte, no Porto, no Hospital de São João (Centro Hospitalar de São João), quatro doentes urgentes aguardavam atendimento com duas horas e 27 minutos de espera e os que tinham pulseira verde, cinco no total, aguardariam três horas e 47 minutos.

A Direção Executiva do SNS apela à população para ligar sempre para a Linha SNS 24 [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência.

 

C/Lusa

Tópicos
PUB