"Do cabo zero à Liberdade". As comunicações antes e depois do 25 de Abril

por Arlinda Brandão - Antena 1

Fotos: Arlinda Brandão - Antena 1

"Do cabo zero à Liberdade" é uma exposição que mostra o uso das telecomunicações e dos serviços de correios para a manutenção e conquista do "poder" durante a ditadura e a forma como mudam no pós-Revolução. A exposição é composta por peças que são testemunhos históricos de um período que vai de 1933 a 1994.

Esta exposição faz parte das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Aqui mostra-se como a "Revolução dos Cravos" não teria existido sem os instrumentos de comunicações que permitiram em tempo real a coordenação dos movimentos militares.

"Do cabo zero à Liberdade" é uma exposição que mostra o uso das telecomunicações e dos serviços de correios para a manutenção e conquista do Poder durante a ditadura e depois como mudam no pós Revolução. A exposição é composta por peças que são testemunhos históricos de um período que vai de 1933 a 1994.

Nesta exposição mostra-se também que um dos instrumentos de controlo dos cidadãos durante o Estado Novo foi a polícia política do regime, que ganhou acesso ao “Cabo Zero”, um sistema de escutas de telefones, que faz parte desta exposição.

A arte filatélica também foi explorada como meio de propaganda do regime.

Esta exposição iconográfica e documental é inaugurada esta quinta-feira, no Museu das Comunicações, e pode ser visitada até ao dia 1 de abril de 2025. De entrada gratuita, revela também a influência do 25 de Abril no setor das comunicações do país.

PUB