Diplomacia portuguesa lamenta morte de embaixador da Colômbia em Lisboa

por Lusa

O Governo português lamentou a morte do embaixador da Colômbia em Portugal, José Fernando Bautista, lembrando a sua "prestigiante carreira diplomática", que ajudou a aproximar os dois países.

O embaixador da Colômbia em Portugal, José Fernando Bautista, morreu hoje em Lisboa, anunciou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país numa publicação na rede social X.

"Com grande pesar devo informar que o nosso embaixador em Portugal José Fernando Bautista acaba de morrer em Lisboa. Uma perda para a política externa do governo que nos dói profundamente", escreveu na rede X o vice-ministro colombiano, Jorge Rojas Rodriguez.

Horas depois, o Ministério dos Negócios Estrangeiros emitiu um comunicado lamentando a morte do embaixador e elogiando o seu trajeto diplomático.

"Trabalhou incansavelmente para estreitar os fortes laços que unem a Colômbia e Portugal e para aprofundar o papel de ambos os países na relação entre a América Latina e a União Europeia", escreveu a diplomacia portuguesa, no comunicado.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também já lamentou a morte do embaixador e enviou uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo colombiano, na qual transmitiu aos familiares do diplomata "pesar e solidariedade" em seu nome e no do povo português.

PUB