Dia de greve da função pública, a primeira grande greve para novo Governo
A Frente Comum de sindicatos da administração pública espera uma "grande adesão" à greve marcada para esta sexta-feira no âmbito da jornada nacional de luta e que milhares de pessoas de todo o país participem na manifestação em Lisboa. É a primeira grande greve que o novo Governo enfrenta. Há serviços mínimos, mas são de esperar constrangimentos em várias áreas. A paralisação foi convocada pela CGTP, que marcou também uma concentração à tarde em frente ao Ministério das Finanças.
A expectativa é que esta greve provoque o encerramento sobretudo de escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo.É o que diz à Antena 1, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas. Filinto Lima deixa, por isso, alguns conselhos aos pais.
Este dia de greve permitirá que os funcionários públicos se juntem à concentração que terá por destino o Ministério das Finanças, em Lisboa, com a Frente Comum a apontar para a participação de milhares de pessoas porque, sublinhou Sebastião Santana, os motivos para fazer greve e protestar aumentaram com a chegada do novo Governo e o conteúdo do seu programa.