Foto: Gleb Garanich - Reuters
Foram 2,76 graus acima da média para esta altura do ano. A temperatura mais alta foi registada em Aljezur, no dia 27 de dezembro: 25 graus. Também as mínimas estiveram acima da média.
Foto: Gleb Garanich - Reuters
Foram 2,76 graus acima da média para esta altura do ano. A temperatura mais alta foi registada em Aljezur, no dia 27 de dezembro: 25 graus. Também as mínimas estiveram acima da média.
Dois funcionários da embaixada de Israel nos Estados Unidos, um homem e uma mulher, foram mortalmente baleados, na noite de quarta-feira, diante do Museu Judaico de Washington. As autoridades detiveram um homem armado que, segundo os meios de comunicação social norte-americanos, terá gritado "Palestina livre".
(em atualização)
"Dois funcionários da Embaixada de Israel foram mortos sem sentido, esta noite, perto do Museu Judaico em Washington D.C", confirmou na rede social X a secretária norte-americana de Segurança Interna, Kristi Noem.
"Estamos a investigar ativamente e a trabalhar para obter mais informações para partilhar", acrescentou a governante.
A polícia de Washington recomendou à população da capital federal dos Estados Unidos que evite a zona em redor do Museu Judaico, próximo das instalações do FBI.Uma das vítimas ainda foi transportada em estado crítico para um hospital local, mas acabou por sucumbir aos ferimentos.
Por sua vez, o embaixador de Israel nas Nações Unidas, Danny Danon, veio descrever os acontecumentos em Wahington como um "ato perverso de terrorismo antissemita".
"Prejudicar a comunidade judaica é ultrapassar os limites. Estamos confiantes de que as autoridades norte-americanas irão reprimir os responsáveis por este ato criminoso. Israel continuará a atuar com determinação para proteger os seus cidadãos e representantes em todo o mundo", escreveu no X.
The fatal shooting that took place outside the event that took place at the Jewish Museum in Washington, D.C. is a depraved act of anti-Semitic terrorism. Harming the Jewish community is crossing a red line. We are confident that the US authorities will take strong action against… pic.twitter.com/mVyXHjGyxU
— Danny Danon 🇮🇱 דני דנון (@dannydanon) May 22, 2025
"Rezamos pelas vítimas desta violência enquanto trabalhamos para saber mais sobre o que aconteceu", reagiu Pam Bondi.
c/ agências
O primeiro-ministro israelita defende a criação de uma zona segura em Gaza, para fazer chegar ajuda humanitária e criar as condições para acabar com a guerra. Benjamin Netanyahu desmente divergências com Donald Trump, apesar de o presidente norte-americano não ter passado por Israel, na visita que fez ao Médio Oriente.
Novas informações recolhidas pelos Estados Unidos sugerem que Israel está a preparar um ataque contra instalações nucleares iranianas. A informação é avançada pela CNN Internacional, que cita vários responsáveis norte-americanos, numa altura em que as diplomacias dos EUA e Irão se preparam para a quinta ronda de negociações sobre o novo programa nuclear iraniano.
"Portugal condena liminarmente o ataque do exército israelita à comitiva diplomática que visitou Jenin, na Cisjordânia", referiu um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros enviado às redações esta quarta-feira.
Soldados israelitas dipararam tiros de aviso sobre um grupo de diplomatas estrangeiros. Entre eles estava o embaixador português. Os diplomatas visitavam Jenin, na Cisjordânia, e o exército israelita pediu desculpas e abriu um inquérito ao incidente.
Manuel de Almeida - Lusa
Após as audiências de PSD, PS e Chega, o presidente da República recebeu esta quarta-feira a Iniciativa Liberal e o Livre. Nesta ida a Belém ficou-se a saber que a IL vai apresentar projeto de revisão constitucional, aproveitando a maioria de dois terços da direita parlamentar.
Aguiar-Branco está disponível para voltar a ser candidato à presidência da Assembleia da República. A eleição decorrerá na primeira sessão plenária da nova legislatura.
Em causa está a publicação de vídeos sobre pessoas de etnia cigana nas redes sociais do líder do Chega. A queixa foi apresentada por dez associações que consideram que as publicações incitam ao ódio.
Após o resultado das eleições legislativas, a maior e mais antiga organização de defesa dos Direitos Humanos do mundo garante que vai estar atenta a eventuais abusos e violações destes em Portugal.
Foto: António Pedro Santos - Lusa
Sem comentar, diretamente, o resultado das eleições, o governador do Banco de Portugal avisa que é necessário manter credibilidade e previsibilidade na gestão das contas públicas.
O suspeito do assalto à secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (MAI), em Lisboa, em agosto do ano passado, começa esta quinta-feira a ser julgado no Tribunal Central Criminal de Lisboa, pelo crime de furto qualificado.
Investigadores identificaram o pólen mais antigo produzido pelas eudicotiledóneas, o maior grupo de plantas com flor, em depósitos sedimentares em Portugal datados de há 123 milhões de anos.
Ulrich Heimhofer do Instituto LUH de Ciências do Sistema Terrestre (Universidade Leibniz de Hannover) e Julia Gravendyck do Instituto de Biologia Organísmica da Universidade de Bona, na Alemanha, juntamente com a sua equipa, identificaram o pólen fossilizado de angiospérmicas em sedimentos marinhos costeiros depositados na Bacia Lusitânica de Portugal, uma bacia sedimentar que se localiza na margem ocidental da placa ibérica.
Ainda não se sabe ao certo como se desenvolveram as plantas com flor, nem a partir de que plantas. No entanto, o que é considerado um facto é que as angiospérmicas tiveram um impacto duradouro no desenvolvimento da vida no planeta, ao enriquecerem significativamente a diversidade de espécies terrestres, noticiou na quarta-feira a agência Europa Press.
"O aparecimento de plantas com flores alterou significativamente a diversidade biológica", sublinhou Heimhofer, citado num comunicado.
"Mas exatamente onde e quando este desenvolvimento começou é um mistério que Darwin já chamava de `mistério abominável`", acrescentou Gravendyck.
Ainda não é claro qual a influência que os processos tectónicos de placas e as alterações climáticas em larga escala tiveram como possíveis impulsionadores do desenvolvimento das angiospérmicas.
Os grãos de pólen examinados provêm de camadas sedimentares depositadas num oceano pouco profundo há mais de 100 milhões de anos. Rios transportando material vegetal, bem como grãos de pólen, fluíam para este corpo de água.
Para detetar pólen específico nas amostras de sedimentos, a equipa de investigação utilizou primeiro o sinal de fluorescência intensa do pólen das angiospérmicas, um grupo raro.
Utilizando microscopia de varrimento laser de alta resolução, quatro microfósseis individuais foram identificados como grãos de pólen tricolpados.
O termo "tricolpado" refere-se à morfologia dos grãos, que apresentam três pequenos sulcos na sua parede externa. Atualmente, aproximadamente 72% das espécies de angiospérmicas vivas produzem pólen tricolpado.
Com base na sua configuração tricolpada característica, os grãos foram classificados como originários de plantas com flor.
Conchas fossilizadas da mesma camada de sedimento foram também examinadas através de análise de isótopos de estrôncio. As conchas, constituídas por carbonato de cálcio, armazenam a assinatura química da água do mar no momento da sua formação.
Consequentemente, a assinatura isotópica de estrôncio da água do mar circundante também é registada na concha. Isto pode ser comparado com as curvas de referência existentes para a datação da formação de conchas.
As idades determinadas desta forma para sedimentos marinhos pouco profundos são muito mais precisas do que a datação convencional utilizando fósseis.
Ao combinar a datação isotópica de estrôncio de conchas fossilizadas com informação bioestratigráfica, os investigadores não só anteciparam o aparecimento mais antigo conhecido do pólen tricolpado em aproximadamente dois milhões de anos, como também forneceram a evidência mais precisa e fiável para o primeiro aparecimento de plantas com flores eudicotiledóneas.
A posição paleogeográfica da Bacia Lusitânica sugere que as primeiras formas de angiospérmicas, que se pensa terem-se desenvolvido nos trópicos, eram possivelmente mais comuns nas latitudes médias do que se acreditava anteriormente.
Na perspetiva da equipa de investigação, a nova abordagem pode servir de modelo para melhorar a datação dos restos de plantas fossilizadas e permitir uma melhor compreensão das origens e diversificação das angiospérmicas.
O presidente do Chega admitiu hoje avançar com uma comissão parlamentar de inquérito ao caso da Spinumviva se o primeiro-ministro não der mais esclarecimentos, alegando que permanecem dúvidas "graves e insustentáveis".
"Vamos avaliar essa situação [comissão de inquérito à Spinumviva]. Continua a haver dúvidas sobre o primeiro-ministro, que são graves e insustentáveis do ponto de vista político", disse André Ventura em entrevista à SIC transmitida no Jornal da Noite de hoje
Ventura considerou que Luís Montenegro "tem de dizer se quer dar esclarecimentos ou não" sobre o caso da sua antiga empresa, a Spinumviva, que passou aos seus filhos e que suscitou a polémica que conduziu à queda do Governo e às eleições antecipadas.
"Nós queremos estabilidade e vamos ser farol de estabilidade, mas não nos peçam para sermos farol de estabilidade à custa da luta contra a corrupção ou da integridade. Está nas mãos do primeiro-ministro dar esse esclarecimento", declarou.
Na entrevista, feita nos corredores do parlamento, voltou a afirmar que o Chega irá ter um "governo-sombra pronto para governar Portugal" constituído por "uma grande parte" de nomes de fora do partido.
Segundo o líder do Chega, isso "não é antever uma crise política", mas apenas ter um primeiro-ministro e uma equipa pronta para governar o país, quando e se for necessário.
Ventura justificou depois o recurso maioritário a figuras de fora do partido: "Os partidos devem ser forças de transformação, mas nós somos contra os `jobs for the boys`, somos contra o tacho pelo cartão partidário".
Questionado sobre a estabilidade política nos próximos quatro anos, respondeu: "o normal é a legislatura durar o tempo todo, é o que nós queremos, é o que o país deseja, mas se não acontecer quero dizer às pessoas que me sinto pronto para governar".
Sobre a moção de rejeição do programa do governo apresentada pelo PCP, o líder do Chega escusou-se a revelar como vai votar o seu partido, mas prometeu "agir com responsabilidade". "Mas vamos ser muito firmes na luta contra a corrupção e a subsidiodependência", acrescentou.
Sobre o processo de revisão constitucional que a Iniciativa Liberal anunciou que iria abrir, para rever aquilo a que chamou a estatização da economia, André Ventura admitiu envolver o Chega, designadamente para introduzir a possibilidade de prisão perpétua para alguns crimes.
A 18ª edição do Festival Internacional de Cinema de Santarém realiza-se no Teatro Sá da Bandeira.
Ainda há pessoas à porta da Direção-Geral dos Assuntos Consulares no Porto e vão chegando mais imigrantes ao local.
Centenas de imigrantes têm dormido em filas frente à Direção-Geral dos Assuntos Consulares, no Porto. Aguardam a vez para validar o registo criminal para que se possam legalizar na AIMA.
Em Beja existe uma vila onde o Chega ganhou por um voto. Trata-se de Beringel, uma povoação com 1.200 eleitores.
Na "Grande Entrevista" da RTP3, Joaquim Miranda Sarmento reagiu à notícia do Jornal Económico que dava conta de um interesse por parte do Caixa Bank de avançar com uma oferta para a compra do Novo Banco. O ainda ministro de Estado e das Finanças acredita que não é do interesse do país que o banco português seja comprado por um grupo espanhol. O governante diz que está em causa uma questão de "concentração e dependência" se o negócio avançar. Sobre um possível interesse da Caixa Geral de Depósitos, considera que a decisão será sempre do banco público.
Foto: Miguel A. Lopes - Lusa (arquivo)
Em entrevista ao 360, o antigo secretário-geral do PS alertou para a possibilidade de uma revisão constitucional "feita por toda a direita e extrema-direita contra os valores de Abril".
Foto: Gonçalo Costa Martins - Antena 1
O ex-deputado do PCP António Filipe deixou, em entrevista à RTP3, uma crítica ao desempenho de José Pedro Aguiar-Branco na última legislatura na sua função de presidente da Assembleia da República. António Filipe prometeu ainda empenho do partido no combate a uma possível revisão da Constituição entretanto atirada para cima da mesa pela Iniciativa Liberal.
A Polícia Judiciária deteve três portugueses suspeitos de um esquema envolvendo companhias aéreas. Em causa estava o fornecimento à TAP e a outras companhias aéreas de peças falsas para aviões.
Uma operação levada a cabo, "nos últimos dias", no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, levou à detenção de três suspeitos de tráfico de droga e à "apreensão de uma quantidade de cocaína suficiente" para "pelo menos 700 mil doses individuais". A investigação, anunciada esta quarta-feira pela Polícia Judiciária, continua em curso.
Um homem armado não identificado matou a tiro o ex-político ucraniano Andriy Portnov, na manhã desta quarta-feira, à porta da Escola Americana em Madrid, revelou fonte próxima da investigação policial à Reuters.
#SUMMA112 confirma el fallecimiento de un varón con heridas por arma de fuego en #PozueloDeAlarcón.
— 112 Comunidad de Madrid (@112cmadrid) May 21, 2025
Colabora @SEAPAPozuelo y #PolicíaLocal.@policia se encarga de la investigación. pic.twitter.com/yJJnoCcval