Descoberta galáxia. Astrofísica portuguesa integra grupo de investigação

por Susana Barros - Antena 1

Foto: NASA via Reuters

Há mão portuguesa numa investigação sobre o universo que fez uma descoberta: a existência de uma galáxia que quebra todas as regras sobre a formação destes sistemas de estrelas. A revelação foi feita por uma equipa internacional, que integra a astrofísica portuguesa Elisabete da Cunha e que nos recorda que somos apenas um grão de poeira cósmica.

"Descobrimos uma galáxia que não parece o que pensávamos que as galáxias jovens deviam ser: é uma galáxia já com muitas caracterísiticas do universo atual, tal como a galáxia onde vivemos - a Via Láctea", afirmou a investigadora portuguesa à Antena 1.

Segundo Elisabete da Cunha, o surpreendente desta descoberta é que esta nova galáxia tem "o movimento ordenado e a forma ordenada que se vê na Via Láctea", o que pode pôr em questão se os modelos hoje conhecidos estarão ou não "tão certo como pensávamos".

Mas para a cientista isso não é uma preocupação, mas sim uma oportunidade: "A ciência só avança quando conseguimos encontrar estes mistérios e coisas que não cabem nos nossos modelos".
PUB