O executivo anunciou a centralização numa empresa unificadora das funções de agente da internacionalização da indústria da Defesa. O governo determinou a conclusão da liquidação da EMPORDEF SGPS, a reestruturação da Plataforma das Indústrias de Defesa Nacional e a redução das empresas existentes de 12 para 8.
A empresa, unificadora, terá a tutela financeira e setorial e deverá apostar na internacionalização da indústria de Defesa. A reestruturação resulta de um despacho conjunto do Ministério das Finanças e do Ministério da Defesa Nacional, de 30 de dezembro de 2019.
“A Economia da Defesa é estratégica para o crescimento económico do país”, refere o executivo em comunicado, lembrando a já expressiva capacidade do setor de produzir riqueza,e mprego e exportações”.
“Cumprindo uma das prioridades do Programa do Governo, são assim criadas condições para que o perímetro de participações do Estado esteja mais preparado para estabelecer sinergias com o setor privado e mais capaz de alavancar os novos instrumentos financeiros, nacionais e europeus, numa linha de criação de valor que, simultaneamente, responda aos compromissos assumidos perante a NATO e na UE, designadamente na PESCO (Cooperação Estruturada Permanente)”, refere o comunicado.