Defesa de João Sócrates garante que vai contestar decisão instrutória

por RTP

O advogado Pedro Delille diz que vai analisar a fundo a decisão da instrução para decidir, mas lembra que José Sócrates está indiciado com base num facto diferente dos que os lhe tinham sido imputados na acusação e garante que vai contestar essa situação. A decisão sobre de que forma será feita essa contestação ainda não está tomada. "Fomos surpreendidos com isso", diz, reforçando que esta situação nunca antes se tinha verificado.

No artigo que assina hoje no jornal Público, José Sócrates diz também que "o juiz de instrução não resistiu à tentação de criar novas acusações". Adianta que foi pronunciado por um crime de que nunca esteve acusado e do qual nunca se pode defender.

O advogado acrescenta ainda que o que está na base da retirada da acusação de crimes de fraude fiscal é a consideração de que não havia indícios do crime de corrupção.

Considera ainda que a defesa sabia que determinados crimes estavam prescritos, mas garante que não basear a defesa nessas prescrições foi decisão do antigo primeiro-ministro, argumentando que queria ser julgado pelos factos em si.
pub