EM DIRETO
Presidente da Coreia do Sul anuncia que vai suspender lei marcial horas após implementação

D. Teodoro de Faria "trouxe" João Paulo II à Região

por Agência LUSA

D. Teodoro de Faria, cuja substituição como bispo do Funchal por D. António Carrilho foi hoje anunciada pelo Vaticano, esteve 25 anos à frente da diocese católica madeirense.

O bispado de D.Teodoro de Faria, iniciado a 16 de Abril de 1982 e agor a terminado, foi marcado pela primeira e até agora única visita de um papa à Dio cese do Funchal, facto que ocorreu em Maio de 1991, por ocasião de uma deslocaçã o de João Paulo II a Portugal e às Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Foi ainda marcado pela sentença do Tribunal de Santa Cruz, de 10 de Mar ço de 1993, que condenou o padre Frederico Cunha, de nacionalidade brasileira e secretário particular de D. Teodoro de Faria, a uma pena de prisão de 13 anos, e consequente expulsão de Portugal, pelos crimes de homicídio e de homossexualida de tentada com um menor de 15 anos, ocorrido a 01 de Maio de 1992, no Caniçal, n o concelho de Machico.

Enviado para a prisão de Vale de Judeus, Frederico Cunha viria a aprove itar uma saída precária para fugir para o Brasil.

O a partir de agora bispo emérito nasceu no Funchal, na paróquia de San to António a 24 de Agosto de 1930, cursou o Seminário Diocesano do Funchal e foi ordenado sacerdote em 1956.

Frequentou a Universidade Gregoriana, onde se licenciou em Teologia, o Instituto Bíblico, onde obteve a licenciatura em Sagrada Escritura, e a Escola B íblica de Jerusalém.

D. Teodoro de Faria foi professor no Seminário Diocesano do Funchal em Sagrada Escritura e línguas orientais e trabalhou nos Cursos de Cristandade e Ac ção Católica.

Nomeado, em 1966, vice-reitor do Pontifício Colégio Português em Roma, ascendeu depois a reitor, assim como da Igreja de Santo António dos Portugueses.

Na qualidade de membro da União Apostólica do Clero e do Centro de Sind onologia proferiu conferências, retiros e cursos em várias partes do mundo.

Foi ainda representante de Portugal em Roma nos Secretariados para o Ec umenismo, Emigração e Turismo e Peregrinações e secretário do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, nos conclaves que elegeram os papas João Paulo I e João Paulo II.

Nomeado bispo do Funchal pelo papa João Paulo II, recebeu ordenação epi scopal em Roma a 16 de Maio de 1982 na Igreja de Santo António dos Portugueses, tendo tomado posse da Diocese a 30 de Maio desse mesmo ano.

D. Teodoro de Faria presidiu ainda à Comissão Episcopal Portuguesa para as Migrações e Turismo (em 1986) e foi eleito membro da Comissão Pontifícia par a os Migrantes e Itinerantes (em 1988), sendo actualmente o representante da Con ferência Episcopal Portuguesa na COMECE (Commission des Episcopats de la Communauté Européenne).

PUB