Foto: Pedro Nunes - Reuters
O número de internamentos por Covid-19 pode aumentar nos próximos dias devido à subida de casos na população acima dos 65 anos. São dados revelados no mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Ricardo Jorge.
Na semana de 15 a 22 de março, morreram 137 pessoas. Estavam internadas 1.164 pessoas, 64 das quais em cuidados intensivos.
Gustavo Tato Borges, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, considera que a situação atual em Portugal está "controlada e estável".
Reconhece, no entanto, que os níveis de mortalidade ainda são elevados e que existe risco de infeção simultânea de Covid-19 e gripe.
O perito considera que é prudente continuar a seguir algumas medidas de prevenção, como o uso da máscara. Situação que deverá manter-se pelo menos até meados de abril, defende Gustavo Tato Borges.
O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública alerta, ainda assim, que há sempre o risco de novas variantes e de perda geral de imunidade na população portuguesa.