Covid-19. Possibilidade de vacinação de crianças dos 5 e 6 anos antecipada

por RTP
Lusa

Está aberto o autoagendamento de vacinação contra a covid-19 de crianças dos 5 aos 11 anos para os dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro. Estes quatro dias são dedicados exclusivamente à vacinação pediátrica e antecipam a possibilidade de vacinação de crianças dos 5 e 6 anos.

O agendamento pode ser realizado no portal https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento.

Este é o segundo período reservado em exclusivo para a vacinação de menores. Isto depois de mais de 95 mil crianças dos 9 aos 11 anos terem recebido a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer durante o fim de semana de 18 e 19 de dezembro.

De acordo com o calendário da task force, a administração da segunda dose para menores abaixo dos 12 anos deverá ter lugar entre 5 de fevereiro e 13 de março.Está igualmente aberto o autoagendamento da dose de reforço para pessoas com 55 ou mais anos.

A Direção-Geral da Saúde anunciou na terça-feira que “as pessoas com 40 ou mais anos que foram vacinadas com a vacina da Janssen há 90 ou mais dias já podem recorrer aos centros de vacinação em regime casa aberta".

Esta modalidade está também a funcionar para o reforço de vacinação de todas as pessoas com 60 ou mais anos contra a covid-19 e/ou contra a gripe.

As autoridades sanitárias advertem os utentes para a necessidade de consulta dos horários antes de se dirigirem a um centro de vacinação, recordando que os períodos da tarde “têm geralmente menos afluência”.

c/ Lusa
Tópicos
PUB