Uma festa de jovens num parque de campismo de Grândola, distrito de Setúbal, está na origem de um surto de Covid-19 com 20 pessoas infetadas, confirmou a Autoridade de Saúde Pública do Litoral Alentejano.
Tanto quanto foi possível apurar há 20 pessoas infetadas, algumas delas do grupo de adolescentes de Setúbal, Lisboa e Pinhal Novo, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, que estiveram juntos a acampar nos feriados de 10 a 14 de junho.
“Hoje testámos os 13 contactos próximos do concelho de Grândola, que estão em quarentena e aguardam o resultado desses testes que, em princípio, serão conhecidos amanhã (quinta-feira)”, adiantou Fernanda Santos, confirmando a existência de 20 casos positivos.
“Esses casos que deram positivo são todos de fora, de Lisboa e Setúbal. Os jovens de Grândola que estiveram nessa festa foram testados e aguardam resultado em quarentena”, reforçou.
A pandemia de Covid-19 já provocou quase 479 mil mortos e infetou mais de 9,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1543 pessoas das 40.104 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, provocados pela pandemia de Covid-19.
c/ Lusa