Entradas e saídas continuam proibidas ao fim de semana na Área Metropolitana de Lisboa

por RTP
A circulação na AMLisboa volta a estar condicionada Lusa

As entradas e saídas na Área Metropolitana de Lisboa mantêm-se proibidas a partir das 15h00 desta sexta-feira e até às 6h00 de segunda-feira. Passa também a aplicar-se o recolher obrigatório diário, entre as 23h00 e as 5h00, a 45 concelhos de Portugal continental.

Os 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa são agora abrangidos pelo recolher obrigatório entre as 23h00 e as 5h00.  A mesma limitação da circulação na via pública aplica-se a outros 27 municípios do continente.

Na quinta-feira, após a reunião do Conselho de Ministros, a ministra de Estado e da Presidência indicou que, à semelhança dos últimos fins de semana, a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa volta a ser implementada, com as exceções previstas, desde logo “motivos de saúde ou outros motivos de urgência imperiosa” e para quem apresente teste negativo ou o certificado digital de vacinação.

"Não temos uma situação epidemiológica que nos permita levantar medidas ou dar qualquer imagem de menor restrição neste momento. Por isso, a regra mantém-se", afirmava na tarde de quinta-feira Mariana Vieira da Silva.
Mapa de risco

Dos 18 concelhos que formam a Área Metropolitana de Lisboa, 13 encontram-se no nível de risco muito elevado de incidência de Covid-19, nomeadamente Lisboa, Sesimbra, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Loures, Mafra, Moita, Odivelas, Oeiras, Seixal e Sintra, por registarem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência acima dos 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias - ou superior a 480 se forem concelhos de baixa densidade populacional.

Os restantes cinco municípios da AML, que são Alcochete, Montijo, Palmela, Setúbal e Vila Franca de Xira, encontram-se em risco elevado, por registarem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

Além dos 18 concelhos da região da capital, Portugal continental apresenta mais seis em risco muito elevado (no total são 19): Albufeira, Constância, Loulé, Mira, Olhão e Sobral de Monte Agraço.

E outros 21 em risco elevado (no total são 26): Alenquer, Arruda dos Vinhos, Avis, Braga, Castelo de Vide, Faro, Grândola, Lagoa, Lagos, Odemira, Paredes de Coura, Portimão, Porto, Rio Maior, Santarém, São Brás de Alportel, Sardoal, Silves, Sines, Sousel e Torres Vedras.

O Executivo decidiu que, nos 45 concelhos nos níveis de risco elevado ou muito elevado de incidência, passa a aplicar-se a proibição de circulação na via pública das 23h00 às 5h00, “de forma a conter o aumento de incidência que se tem verificado”.
Mariana Vieira da Silva explicou que a medida tem por objetivo reduzir ajuntamentos, pelo que “não tem nenhuma exceção”.
As regras a cumprir
Entre as regras para os 19 concelhos de risco muito elevado figuram: o teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam; restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados (no interior com o máximo de quatro pessoas por grupo e em esplanadas com o máximo de seis pessoas por grupo); espetáculos culturais até às 22h30; ginásios sem aulas de grupo; casamentos e batizados com 25 por cento da lotação; comércio a retalho alimentar até às 21h00 durante a semana e até às 19h00 ao fim de semana e feriados e comércio a retalho não alimentar até às 21h00 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados.A informação sobre o plano de desconfinamento pode ser consultada aqui.

Já as regras aplicáveis aos 26 concelhos de risco elevado são o teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam, restaurantes, cafés e pastelarias a funcionar até às 22h30 (no interior com o máximo de seis pessoas por grupo e em esplanada com dez pessoas por grupo), espetáculos culturais até às 22h30, casamentos e batizados com 50 por cento da lotação e comércio a retalho alimentar e não alimentar até às 21h00.

À exceção destes 45 concelhos em risco muito elevado ou elevado, a atual fase do plano de desconfinamento, a vigorar desde 10 de junho, aplica-se à maioria dos 278 municípios de Portugal Continental, concretamente a 233.

c / Lusa
Tópicos
PUB