Reportagem
|

Covid-19. A situação do novo coronavírus ao minuto no país e no mundo

por RTP

Lusa

Mais atualizações

Abrimos um novo artigo live que pode, a partir de agora, ser acompanhado aqui.

23h00 - António Costa anuncia novas medidas de contenção a nível nacional



Numa declaração ao país, feita a partir da sua residência oficial em S.Bento e sem direito a perguntas, António Costa frisou que "esta é uma batalha e uma luta de todos, pela nossa sobrevivência e proteção".

A pandemia é "uma situação a todos os títulos execpcional", acrescentou, "nova para todos nós em tempos contemporâneos e que coloca desafios imensos".

22h14 - Federação francesa de Futebol suspende todas as competições

A Federação francesa de Futebol suspendeu todas as competições, profissionais, amadoras, masculinas e femininas. Terça-feira será tomada decisão sobre os jogos a disputar pela seleçao nacional de França.

22h08 - Reino Unido anuncia 590 casos no país

O Reino Unido anunciou esta quinta-feira que já regista um total de 590 casos no país. O Governo de Boris Johnson anunciou esta tarde que vai entrar numa nova fase do plano para combater a disseminação do surto do novo coronavírus.

22h05 - Líder do VOX infetado pelo novo coronavírus

Santiago Abascal, líder do partido de extrema-direita VOX, anunciou nas redes sociais que testou positivo para o novo coronavírus e colocou-se em isolamento.

Quatro cidades na Catalunha foram colocadas em quarentena depois de um foco do surto ter sido descoberto. O isolamento diz respeito a uma área perto de Igualada, a 50 quilómetros de Barcelona.

O Governo anunciou entretanto que as escolas e universidade vão fechar por duas semanas e que será dado apoio financeiro à indústria turística.

21h57 - Governo dos Açores fecha escolas e museus e interdita cinemas e ginásios

O Governo dos Açores anunciou que serão encerradas as escolas da região a partir de segunda-feira e diversos equipamentos públicos e privados serão também interditados,
em consequência da evolução da pandemia de Covid-19.

21h55 - IPO Lisboa interdita todas as visitas a doentes internados

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa decidiu esta quinta-feira interditar a partir de sexta-feira todas as visitas aos doentes internados, enquanto os doentes do ambulatório devem deslocar-se sem acompanhantes.

21h32 - António Costa apresentou novas medidas de combate ao Covid-19

Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro português anunciou o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino em Portugal. Uma medida que será reavaliada no dia 9 de Abril para projetar o terceiro período do ano letivo.

António Costa explicou que a decisão do Governo se prendeu com um parecer emitido esta quinta-feira pelo Centro Europeu para a Prevenção e Combate de Doenças.

O primeiro-ministro revelou também que espaços noturnos vão ser fechados e vai ser reduzido em um terço o acesso a restaurantes para haver maior espaçamento entre clientes e será limitado o acesso a centros comerciais e espaços públicos.

Os navios de cruzeiro vão poder aportar em Portugal mas os passageiros não vão poder desembarcar, exceção feita a cidadãos portugueses que estejam de regresso ao território português.

Tal como já tinha sido decretado para a região norte, o Governo anunciou que serão limitadas as visitas a todos os lares de idosos em todo o país, para proteção do maior grupo de risco.

Garantindo que o Conselho de Ministros vai adoptar medidas para as empresas e famílias e que vai tentar ajudar as famílias e profissionais de saúde e segurança, António Costa afirmou que espera que os portugueses deixem a ansiedade de lado.

"Desejo a todos que vivam este momento com a menor ansiedade e a maior esperança pessoal".

As novas medidas vão entrar em vigor na próxima segunda-feira, dia 16 de março.

21h21 - Wall Street fecha com as maiores perdas desde o `crash` bolsista de 1987

A bolsa nova-iorquina fechou esta quinta-feira com as perdas mais pesadas desde o `crash` bolsista de outubro de 1987, com os investidores a cederem ao pânico provocado pela pandemia do novo coronavírus.

21h19 - Madeira vai encerrar escolas até 13 de Abril

O Governo Regional decretou o encerramento de todos as escolas a partir da próxima segunda-feira e até ao fim das férias da Páscoa, dia 13 de abril.

Num comunicado, o executivo adianta que determinou também o encerramento de todos os estabelecimentos de diversão noturna que movimentem grande número de pessoas, designadamente discotecas, sem precisar até quando.

21h18 - Distribuidores farmacêuticos sem plano de contingência em caso de infeção

Os distribuidores farmacêuticos apelaram hoje às autoridades de saúde para definirem um plano de contingência para este setor, de forma a que uma eventual infeção num armazém não implique a sua paragem e consequente quebra de abastecimento de farmácias.

21h15 - Jogos de futebol param em Portugal por causa do coronavírus

A Primeira e a Segunda Liga estão suspensas por tempo indeterminado. Os jogadores pediram o cancelamento dos campeonatos.


21h07 - Comissão Europeia recomenda recurso ao teletrabalho

O primeiro-ministro britânico admite que a pandemia de novo coronavírus é a pior crise de saúde pública de uma geração. O país estará já com 10 mil infetados.

Em França, as escolas vão ficar encerradas a partir de segunda-feira, o Presidente apelou aos idosos de se manterem fechados no seu domicílio.

A Comissão Europeia pede à generalidade dos funcionários que trabalhem a partir de casa.

21h05 - Trump fecha fronteiras dos Estados Unidos a 26 países europeus

O presidente dos EUA suspendeu todas as viagens da Europa durante um mês para território norte-americano. A União Europeia criticou a decisão do presidente norte-americano, mas as companhias aéreas já começaram a cancelar voos entre os dois continentes.

21h03 - Quarentena chega a membros do Governo espanhol

Em Espanha, há mais de três mil casos de infectados por coronavirus e quase uma centena de mortes. Madrid, Catalunha e País Basco fecharam escolas, museus e ginásios. Na capital vive-se a situação mais grave.

No Parlamento, não há sessões, uma ministra está infectada e um dos vice-presidentes do Governo está sob vigilância. Toda a equipa do Real Madrid está de quarentena.

21h02 - Itália. Circular na rua pode dar multa ou prisão

Para ajudar a combater a propagação do Covid-19, o governo italiano reforçou ainda mais as medidas de contenção. Todos os estabelecimentos comerciais passam a estar encerrados à excepção de supermercados e farmácias.

Quem circular nas ruas, sem motivo justificado, pode incorrer numa multa ou mesmo pena de prisão.

Em Itália já se registaram mais de mil mortes e mais de 15 mil casos confirmados.

20h58 - Assembleia da República suspende visitas e grupos de visitantes

A Assembleia da República decidiu suspender todas as visitas e admissão de grupos de visitantes para evitar o risco de transmissão do novo coronavírus.

O Parlamento atualizou desta forma o plano de contingência com medidas adicionais.

Foram ainda revogadas "todas as autorizações concedidas a grupos de visitantes para almoços no refeitório da Assembleia da República" e adiados todos os eventos.

Há mais de 700 pessoas que trabalham em São Bento. A assembleia já preparou espaços próprios para quem tiver sintomas suspeitos.

São duas cabines de tradução convertidas em salas de isolamento.

20h56 - Filipe Froes manifesta reservas sobre encerramento de escolas

Um dos membros do Conselho Nacional de Saúde Pública, defende que são necessários critérios bem fundamentados para o eventual encerramento de escolas em Portugal.

Na RTP, o médico Filipe Froes admitiu ser provável estarmos ainda longe do pico da pandemia do novo coronavírus, mas alerta que a falta de ventiladores pode vir a ser um problema.

20h53 - Disney vai fechar o parque Califórnia a partir de sábado

A Walt Disney anunciou esta quinta-feira que a partir de sábadovai fechar o parque Califórnia como medida de prevenção contra o surto do novo coronavírus.

A informação foi avançada pelo porta-voz da empresa, apesar de ainda não ter sido detetado nenhum caso de infeção pelo novo coronavírus nos parques.

20h50 - Passageiros partem hoje para os EUA sem garantia de poderem regressar

A decisão de Donald Trump de proibir a entrada de cidadãos do Espaço Schengen nos Estados Unidos entra em vigor à meia noite, mas hoje já provocou muitas desistências.

No aeroporto de Lisboa, os voos saíram à hora marcada mas já com o aviso aos passageiros de que os voos de regresso não estavam garantidos.

20h48 - Governo desaconselha açambarcamento de produtos

Apesar de ter aumentado o volume de compras, o Governo garante que a reposição de produtos nos super e hipermercados está assegurada.

No final de uma reunião com os representantes das empresas de distribuição e da agricultura o secretário de Estado do Comércio disse que não há razão para uma corrida dos consumidores aos supermercados.

20h46 - Turismo prevê quebra de receitas avultada

O sector do turismo em Portugal prevê uma quebra de receitas da ordem dos 500 a 800 milhões de euros entre Março a Junho. O cancelamento de viagens, hotéis e eventos afecta todo o país. A zona centro e a região do Porto são as mais afectadas.


20h41 - António Costa apresenta aos partidos medidas contra o novo coronavírus

Os partidos reconhecem a gravidade da situação e declararam apoio às medidas definidas pelo governo.


20h38 - Deputado do CDS João Gonçalves Pereira em quarentena

É o primeiro parlamentar a isolar-se na sequência do surto de Covid-19. João Gonçalves Pereira esteve recentemente em contacto com Assunção Cristas, que esteve contacto com uma pessoa infetada.

A ex-presidente do CDS estava hoje numa reunião da Câmara de Lisboa quando soube do diagnóstico e abandonou imediatamente o encontro.

Os restantes vereadores mudaram de sala por precaução. João Gonçalves Pereira e Assunção Cristas estão agora em quarentena, mesmo sem manifestarem qualquer sintoma suspeito.

20h33 - Portimão lança campanha de restrições para travar contágio

A autarquia de Portimão lançou uma campanha para tentar travar o novo coronavírus.

Um conjunto de medidas destinadas a eventos culturais, ginásios, bares e restaurantes.

20h32 - Primeiro caso de infetado com Covid-19 a ser dado como curado

Pela primeira vez um infectado com coronavirus ficou curado em Portugal. Trata-se de um dos primeiros diagnosticados no Hospital de São João no Porto. Nesta altura há 78 casos confirmados em todo o país.

Os resultados dos testes realizados ontem e hoje permitiram a alta hospitalar. O homem de Felgueiras foi uma das primeiras pessoas no país com diagnóstico confirmado de Covid-19. Estava em isolamento no hospital de São João.

O hospital de campanha do São João já está operacional. A partir de agora é ali feita a triagem de todos os casos suspeitos de coronavírus. No acesso, restrito, não há qualquer contacto com outros serviços ou utentes desta unidade de saúde.

As pessoas com a confirmação de Covid-19 serão logo admitidas no hospital. Aqui a capacidade laboratorial foi reforçada para resultados mais rápidos.

Em Portugal há 300 camas de cuidados intensivos e 300 quartos de pressão negativa para o isolamento de doentes com covid-19.

20h29 - Jovem de 17 anos diagnosticada ao fim de quatro idas às urgências

Uma jovem de Santa Maria da Feira, com Covid-19, foi quatro vezes às Urgências do o Hospital de S. Sebastião, sem sucesso, até que foi finalmente internada e submetida ao diagnostico do novo coronavírus.

A mãe também está infetada e internada no hospital de São João.

20h26 - Coruche. Aluna internada, escola permanece aberta

Continua aberta a Escola Básica de Coruche onde foi confirmado o caso de uma aluna infetada com Covid-19. A adolescente de 13 anos está internada no hospital Dona Estefânia, em Lisboa.

Pais e professores estão preocupados e dizem que a escola devia estar encerrada.

20h22 - Escolas encerradas a partir de segunda-feira

O governo vai decretar o encerramento de todas as escolas a partir de segunda-feira e até ao final do mês.

A medida abrange escolas e creches e já foi comunicada pelo primeiro-ministro aos partidos na residência oficial de S.Bento.

O Conselho de Ministros avança com o fecho de todos os estabelecimentos de ensino, e contraria assim o parecer do Conselho Nacional de Saúde, que defendia o encerramento apenas quando houvesse casos de infetados com o novo coranavírus.

Os diretores das escolas protestaram contra esse parecer, defendendo o fecho de todas as escolas para evitar o alarme social.

19h51 - Médico italiano pede que outros países evitem os mesmos erros

Itália é o segundo país mais afetado pela pandemia, depois da China. É de lá que chega um aviso para Portugal e outros países europeus.

De ontem para hoje, as autoridades italianas confirmam mais 189 mortos no país e são agora 1016 no total.

Estão ainda registados mais de 15 mil casos de infeção.

Um médico italiano, ouvido esta tarde pela jornalista Isabel Cunha, da Antena 1, pede a Portugal e a outras países europeus que evitem os erros cometidos em teritório italiano. Este médico continua muito preocupado, com o avanço da pandemia.

19h42 - Governo vai decretar encerramento de escolas a partir de segunda-feira

O Governo vai decretar o encerramento de escolas em todo o país a partir de segunda-feira até ao fim do mês.

19h39 - Ordem dos Médicos defende que Governo não pode adiar medidas urgentes

O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje que o Governo não pode adiar mais medidas urgentes, como o encerramento de escolas e cinemas, para controlar a propagação da Covid-19, sob pena de Portugal "correr atrás do prejuízo".

"A Ordem dos Médicos continua do lado do Governo, apoiará o que o senhor primeiro-ministro hoje decidir, mas é preciso avançar rapidamente, com medidas mais drásticas, mais fortes porque sem elas é evidente que começamos a ficar para trás" no combate ao novo coronavírus, disse Miguel Guimarães à Lusa.

Segundo o bastonário, Portugal está "no meio de uma ponte" em que é preciso garantir que "a infeção começa a ser contida" e para isso o Governo pode ter que "tomar decisões difíceis" como o encerramento de algumas instituições e de escolas, mas neste caso mantendo o ensino à distância.

19h27 - Casa Branca proíbe visitas do público

A Casa Branca vai fechar portas a visitantes. O público pode pedir uma visita guiado ao edifiício mas as visitas vão ser suspensas até ordem em contrário, de acordo com a CNN.

19h16 - França regista mais de 2800 casos e 61 vítimas mortais

Em França já foram registados mais de 2800 casos, existindo 61 vítimas mortais.
Emmanuel Macron anunciou que a partir de segunda-feira escolas e universidades vão ser encerradas.

"As nossas crianças e os mais jovens são quem propaga mais rapidamente o vírus, mesmo que não tenham quaisquer sintomas", justificou Macron.

As eleições municipais vão ser mantidas e todos os profissionais de saúde na reforma há poucos anos serãochamados para ajudar a combater o surto. Estudantes de fim de curso de medicina e de enfermagem também vão ser chamados para reforçar hospitais e as consultas e cirurgias não urgentes serão adiadas.

Os impostos a pagar em março vão ser adiados.

19h06 - DGS volta a reforçar medidas a tomar em tempo de pandemia

Em conferência de imprensa, Graça Freitas pediu que os portugueses se juntassem à luta contra o novo coronavírus e reforçou as medidas que devem ser tomadas em alturas de pandemia.

Genericamente, Graça Freitas detalhou a necessidade desses casos se manterem isolados em casa, sem sair e sem receber visitas, usando a internet para se manter actualizados e distraídos.

Como segunda medida, a diretora-geral recomendou o uso do telefone, não só para contactar a Linha de Saúde 24, como também o médico próprio, enfermeira, "a sua equipa médica".

A terceira recomendação passa pelo isolamento igualmente dentro de casa, num quarto, se possível, com casa de banho própria.

18h50 - Netanyahu pede criação de governo de emergência em Israel

O primeiro-ministro israelita pediu a criação de um governo de emergência para combater o surto do novo coronavírus no país. "Estamos todos no mesmo barco. Vamos lidar com esta crise todos juntos".

Israel já conta com mais de 100 casos.

18h34 - Aluno de Penacova doze horas fechado em sala à espera da SNS24

Um aluno de 14 anos de Penacova, suspeito de estar infetado com coronavírus, esteve isolado 12 horas numa sala da escola, na terça-feira, por falta de resposta da linha SNS24,
disse à agência Lusa a diretora do agrupamento.

18h33 - Hospital de São João suspende consultas externas até 31 de março

O Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, vai suspender a partir desta quinta-feira até 31 de março todas as consultas externas, cirurgias, sessões de hospital de dia e meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

18h30 - Câmara do Funchal reforça medidas em mercados municipais e encerra praias

A Câmara do Funchal decidiu encerrar várias praias e reforçou medidas para os mercados municipais devido à pandemia do Covid-19, informou esta quinta-feira o município. De acordo com o despacho assinado pelo presidente da Câmara do Funchal, ficam fechadas as praias do Lido, Ponta Gorda, Poça do Gomes - Doca do Cavacas, Barreirinha.

Nos mercados municipais, a Câmara decretou medidas como a higienização do local, sala de isolamento, informação ao pessoal e etiqueta respiratória, entre outras. O documento estabelece ainda que ficam adiados até 31 de março de 2020 todos os eventos de índole social, educativa, recreativa e ambiental promovidos pela autarquia.

18h21 - Primeira morte associada ao novo coronavírus reportada na Noruega

A primeira-ministra da Noruega anunciou esta quinta-feira a primeira morte pela infeçãodo novo coronavírus no país.
Trata-se de um idoso, explicou Erna Solberg Told.

A Noruega regista até agora 621 casos confirmados.

18h02 - Venezuela declara emergência preventiva contra o coronavírus

Nicolás Maduro declarou esta quinta-feira emergência preventiva na Venezuela e ordenou a suspensão a partir de domingo de voos provenientes da Europa, Colômbia e Panamá durante 30 dias.

"Decidi suspender, por um mês, todos os voos provenientes da Europa e da Colômbia, para nos juntarmos aos processos preventivos a nível internacional", anunciou Nicolás Maduro, em conferência de imprensa.

Como parte das medidas estão também suspensos os voos do Panamá e restringidas as viagens de pessoas provenientes do Irão, Japão e Coreia do Sul.

O Presidente da Venezuela precisou que foram descartados 30 casos de pacientes suspeitos de infeção com coronavírus e instou a que sejam seguidas as instruções da Organização Mundial da Saúde sobre a pandemia de Covid-19.

17h40 - Mais de 100 médicos estão em quarentena

Mais de 100 médicos estão em quarentena por contacto com doentes infetados ou suspeitos de terem contraído a Covid-19, disse à Lusa o secretário-geral do Sindicato Independente, Jorge Roque da Cunha.

"Não poderei dizer em detalhe mas ultrapassará a centena neste momento".

Roque da Cunha faz parte do grupo que está em isolamento domiciliário, após ter sido determinado pelas autoridades de saúde a quarentena de todos os profissionais e o encerramento por duas semanas da Unidade de Saúde Familiar onde o médico trabalha, na sequência da confirmação de um caso positivo de Covid-19.

17h27 - Mortes em Itália ultrapassam um milhar

A Agência de Proteção Civil de Itália anunciou esta quinta-feira que o número de mortes no país cresceu 23 por cento em relação a ontem e são já 1016 vítimas mortais pelo novo coronavírus.

O número total de casos também continua a subir, são já mais de 15 mil, em contraste com os 12 mil registados no dia de ontem. Estes números marcam o maior crescimento em termos absolutos desde que o número de infetados começou a aparecer, desde 21 de fevereiro.

A agência revelou também que de todos os casos confirmados de infeção, mais de 1200 são de pessoas recuperadas. Cerca 1153 pessoas está nos cuidados intensivos.

17h20 - Conselho da UE cancela ou adia todas as reuniões não essenciais

Os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia decidiram cancelar ou adiar todas as reuniões não essenciais. Esta é mais uma medida de prevenção face ao novo coronavírus. Em comunicado, o Conselho Europeu anunciou que há previsão da realização de apenas cinco reuniões dos 27 estados-membros.

Os dirigentes querem acautelar os cidadãos europeus e a capacidade de tomar decisões deve ser acautelada para tomar medidas efetivas contra o novo coronavírus e mitigar os seus efeitos. No entanto, o comunicado explica também que a capacidade de trabalho deve ser adaptada à situação “para garantir que o risco de propagação do vírus é minimizado”.

O Conselho garante que, para as reuniões que efetivamente tiverem lugar, "serão adotadas medidas para assegurar que os participantes estão seguros".

17h11 - Donald Trump sugere adiamento dos Jogos Olímpicos

Donald Trump sugeriu esta quinta-feira o adiamento dos Jogos Olímpicos por um ano, devido à pandemia do novo coronavírus. “É apenas uma ideia, talvez adiar por um ano, se isso for possível. É pena, mas prefiro isso a que os Jogos Olímpicos se realizem em estádios vazios”.

Apesar das muitas dúvidas sobre a realização dos Jogos Olímpicos, os organizadores têm assegurado que a competição se dispute no período designado, de 24 de julho a 9 de agosto.

17h06 - Ovar encerra segunda unidade de saúde

A Unidade de Saúde Familiar de São João de Ovar, no concelho de Ovar, está encerrada devido à "confirmação de mais um caso de infeção" pelo novo coronavírus, revelou esta quinta-feira a autarquia local.

O encerramento dessa unidade verifica-se "por decisão do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga" e deve-se ao facto de o novo diagnosticado ter frequentado esse espaço clínico.

Esta é a segunda unidade de saúde a encerrar em Ovar, no distrito de Aveiro, devido à doença Covid-19. A autarquia confirmou ainda que a autoridade de saúde local procedeu ao encerramento da Escola Básica do Outeiral, em Arada, como medida preventiva.

16h41 - Grécia anuncia encerramento de discotecas, ginásios e cinemas

O ministério da Sáude grego anunciou esta quarta-feira que ginásios, discotecas e cinemas vão ser encerradas durante as duas próximas semanas para prevenir a disseminação do novo coronavírus no país.

16h37 - Federação portuguesa de Andebol anuncia suspensão de competições nacionais

A Federação de Andebol de Portugal (FAP) suspendeu as competições nacionais até 29 de março, "com acompanhamento permanente", devido à pandemia de Covid-19, anunciou esta quarta-feira o organismo federativo.

"A Federação de Andebol de Portugal decidiu suspender as competições nacionais de andebol, até 29 de março, face à pandemia Covid-19, com acompanhamento permanente e revisão até ao dia 29 de março",
anunciou a federação num comunicado.



A decisão prende-se com a "necessidade de salvaguarda de interesses de natureza pública, nomeadamente, da saúde pública e segurança dos agentes desportivos intervenientes nas competições (jogadores, treinadores, dirigentes e outros)".

16h34 - Deputado do CDS-PP entra em quarentena

O deputado do CDS-PP João Gonçalves Pereira entrou hoje em quarentena na sequência do surto de Covid-19, disse à agência Lusa fonte do partido.

João Gonçalves Pereira foi aconselhado pelo líder parlamentar centrista, Telmo Correia, a fazer um período de quarentena depois de ter estado em contacto com a ex-presidente do partido Assunção Cristas, que por sua vez contactou com um infetado com o novo coronavírus.

Gonçalves Pereira torna-se assim no primeiro caso conhecido de um deputado a entrar em período de quarentena na sequência do surto de Covid-19.

16h32 - Turquia anuncia encerramento de escolas e universidades

A Turquia, por via do porta-voz presidencial, anunciou esta quinta-feira que a partir de segunda-feira, 16 de março, as escolas vão ficar fechadas durante uma semana e as universidades vão ser encerradas por três semanas.

Ibrahim Kalin anunciou em conferência de imprensa que todos eventos desportivos no país vão ser disputados à porta fechada, sem adeptos, até ao fim de abril.

16h28 - Partidas da Liga dos Campeões adiadas

As partidas da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões entre Juventus e Olympique de Lyon e Manchester City e Real Madrid que iriam ser disputadas a 17 de março foram adiadas devido à quarentena imposta aos jogadores da Juventus e Real Madrid.



O anúncio foi feito pela UEFA, organismo principal que tutela o futebol europeu.

16h25 - MLS suspensa nos próximos 30 dias

A liga Americana de futebol (Major League Soccer) vai estar suspensa nos próximos 30 dias. O anúncio foi feito esta quinta-feira e deve-se à crescente preocupação pela disseminação do novo coronavírus tanto em território americano como canadiano.

Esta decisão é precedida das medidas da NBA que vai suspender a temporada depois de um jogador dos Utah Jazz ter sido diagnosticado com o novo coronavírus.

“Os clubes uniram-se hoje na decisão de suspender temporariamente a temporada, a conselho do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças e outras autoridades de saúde pública”, anunciou Don Garber, comissário da Liga.

16h17 - Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, em quarentena

O primeiro-ministro do Canadá colocou-se em quarentena enquanto espera pelos resultados de testes feito ao novo coronavírus feito à sua mulher. Justin Trudeau não apresenta sintomas mas vai entrar em quarentena como medida de precaução, revelou o gabinete do primeiro-ministro.

"Os conselhos médicos é que o primeiro-ministro continue a realizar a sua rotina enquanto mantém vigilância".

16h03 - Primeiro caso de um paciente curado em Portugal

Trata-se de um homem, um dos primeiros pacientes que foram diagnosticados em Portugal, e que estava internado no Hospital de São João. 

Os dois testes realizados entre 24 e 48 horas deram negativo sendo esse o critério também da subsequente alta.

16h02 - UBI suspende aulas por tempo indeterminado

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai suspender as aulas, a partir de segunda-feira e por tempo indeterminado, como medida preventiva contra a propagação do surto de Covid-19.



A UBI especifica que ficam suspensas "todas as atividades letivas presenciais" e que encerra espaços desportivos, bares e a maioria das cantinas, com exceção da Cantina de Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Cantina de Santo António.

A UBI esclarece ainda que foi "anulada a interrupção letiva da Páscoa para eventual recuperação de aulas presenciais, caso a situação sanitária o permita".

15h59 - Dinamarca e Lituânia fecham escolas e universidades

Na Dinamarca foi recomendado o fim de apertos de mão e abraços e foi pedido a todos aqueles que possam trabalhar a partir de casa que o comecem a fazer.

"Todos os empregadores do setor privado são incentivados a garantir que o maior número possível de funcionários possa trabalhar em casa".

Também na Lituânia foram encerrados museus, cinemas e clubes desportivos. Concentrações com mais de 100 pesoas foram proibidos. Na capital, Vilnius, o isolamento vai durar cinco semanas.

15h53 - Primeiro-ministro espanhol anuncia reforço de 2.800 milhões de euros para serviços de saúde

Pedro Sánchez está a anunciar, numa conferência de imprensa à distância, um plano de contingência para combater o novo coronavírus em Espanha. Anunciou já 14.000 milhões de euros para injetar liquidez na economia e 3.800 milhões para a área da Saúde: 2.800 milhões para os serviços de saúde e 1.000 milhões para intervenções sanitárias prioritárias.

São medidas constantes de um primeiro pacote de normas adotadas num conselho de ministros extraordinário.

Entre as medidas está ainda uma moratória de seis meses par ao pagamento de impostos pelas PME's e trabalhadores autónomos; criação de uma linha com mais de 400 milhões para empresas turísticas; para as baixas temporárias, a Segurança Social apoiará 75% dos salários;

15h46 - Instituto Superior Técnico suspende atividade no polo da Alameda e Taguspark até domingo

O IST decidiu passar à fase 3 do plano de contingência depois de uma "suspeita razoável e fundamentada da existência de um caso" de uma pessoa infetada, por prevenção. O presidente do IST pede que toda a comunidade dos dois campus "regresse a casa, mantendo as medidas de recolhimento e distanciamento social".

15h37 - Secretário do Governo brasileiro que jantou com Trump está infetado

O secretário de Comunicação do Presidente do Brasil, Fabio Wajngarten, deu resultado positivo para o novo coronavírus.

O membro do Governo de Jair Bolsonaro jantou, no passado sábado, com Donald Trump e com o vice-presidente dos Estados Unidos, na Flórida.

O ministro da Saúde brasileiro já afirmou que Bolsonaro deverá ser monitorizado.

15h32 - Liga de Futebol suspende jogos e treinos  por tempo indeterminado

O futebol vai parar em Portugal. A primeira e segunda liga estão suspensas por tempo indeterminado. Os jogos que estavam previstos para este fim de semana, à porta fechada, já não vão realizar-se.

A decisão saiu de uma reunião entre o sindicato de jogadores, a Liga de Futebol e a Federação.

15h20 - Escolas e equipamentos só podem fechar com base legal

Francisco George, do Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), alertou hoje que as escolas, museus e outros equipamentos só podem fechar por ordem das autoridades de saúde e com base em critérios legais.

"O Conselho Nacional de Saúde Pública aprovou [na quarta-feira], por consenso, uma comunicação a endereçar ao Governo no sentido de recomendar que o encerramento total ou parcial seja unicamente ditado pela autoridade de saúde e não de uma forma arbitrária e desigual por decisões tomadas de forma dispersa sem serem baseadas em critérios legalmente instituídos", afirmou Francisco George à agência Lusa.

Para o especialista em saúde pública, "é preciso evitar encerramentos arbitrários", uma vez que todas essas medidas têm que ser decididas pela autoridade de saúde.

15h12 - República Checa declara emergência e Eslováquia encerra fronteiras

A República Checa declarou o estado de emergência por 30 dias devido à epidemia do novo coronavírus, encerrando as suas fronteiras para viajantes de quinze países, enquanto a Eslováquia fechou as fronteiras a todos os estrangeiros.

A República Checa encerrou as suas fronteiras para viajantes das "zonas de risco", nomeadamente quinze países, incluindo Alemanha, França e Reino Unido.

"Também proibimos cidadãos checos de entrar nestas zonas de risco", afirmou o primeiro-ministro checo, Andrej Babis, que também anunciou a proibição de eventos culturais, outros eventos que reúnam mais de 30 pessoas e o encerramento de restaurantes entre as 20:00 e às 06:00, com o objetivo de retardar a progressão do coronavírus.

Os outros doze países considerados "em risco" são: China, Coreia do Sul, Irão, Itália, Espanha, Áustria, Suíça, Suécia, Noruega, Holanda, Bélgica e Dinamarca.

Além de teatros, cinemas, salas de concertos e ginásios, as medidas de proibição também afetam piscinas, clubes e bibliotecas.

Andrej Babis confirmou que 96 casos de contaminação pelo novo coronavírus foram registados no seu país.

15h10 - Seminário de Defesa Nacional adiado

O Ministério da Defesa anunciou o adiamento do Seminário de Defesa Nacional previsto para os dias 19 e 20 de março no Instituto de Defesa Nacional, por "razões de saúde pública" relacionadas com a pandemia do Covid-19.

As novas datas de realização deste seminário serão comunicadas oportunamente, acrescenta-se no comunicado do Ministério da Defesa.

15h00 - Primeira feira profissional de música e cultura ibérica cancelada na Galiza

A primeira feira profissional de música e cultura ibéricas, que decorria entre hoje e sábado na Galiza, Espanha, foi cancelada devido ao Covid-19, adiantou à Lusa a organização, que irá realizar o evento numa nova data.

"Tivemos de acatar o bom senso e seguir a norma do governo autónomo da Galiza que limita eventos à porta fechada até 50 pessoas, cancelando assim toda a programação", explicou o representante português da organização do MUMI, José Costa.

O evento, que se estava a realizar entre hoje e sábado em Verín, na Galiza, Espanha, localidade que faz fronteira com a cidade de Chaves, no distrito de Vila Real, ainda teve o "ato formal de apresentação e o primeiro 'show case' (exibição musical)", acrescentou.

Na página oficial na Internet do MUMI foi explicado, em comunicado, que a decisão foi em consenso com "as instituições que apoiam o encontro".

14h45 - UEFA vai reunir na terça-feira com Federações e analisar o Euro2020

A UEFA pediu hoje às suas 55 federações associadas para reunirem na próxima terça-feira por vídeoconferência, num encontro em que pretende debater a resposta do futebol à pandemia do Covid-19 e analisar o Euro2020.

Nessa videoconferência, proposta "à luz dos mais recentes desenvolvimentos na propagação do novo coronavírus, além das federações nacionais, a UEFA pretende ter também as direções da Associação Europeia de clubes e das Ligas Europeias, e a Fifpro (Sindicato Internacional de jogadores).

"As discussões a ter incluem todas as competições domésticas e europeias, incluindo o Europeu de 2020", refere a UEFA, numa nota na sua página oficial na internet.

14h41 - Competições de futebol e futsal da FPF suspensas

Em comunicado publicado na página da FPF, lê-se que a decisão foi "tomada pelo grupo de emergência criado pelo presidente da FPF" que reuniu esta quinta-feira.

"Face à limitação crescente de acesso a instalações desportivas e à necessidade de toda a população seguir medidas eficazes de higiene e etiqueta respiratória foi decidido suspender as competições nacionais de futebol e futsal organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol", diz o documento. "A medida é aplicada a partir de 13 de março e vigora por tempo indeterminado".

De acordo com a FPF a "situação provocada pelo Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência que poderá rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas".

O grupo de emergência foi criado pelo Presidente da FPF para "monitorizar o impacto do Covid-19 nas nossas provas, e é constituído pelo Presidente da FPF, Presidente da Liga Portugal, Presidente da Comissão Delegada das Associações, Presidente do Sindicato de Jogadores, Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e Presidente da Associação Nacional de Médicos de Futebol".

14h35- Cuba confirma os primeiros casos

O Ministério da Saúde Pública de Cuba confirmou os três primeiros casos do novo coronavírus no país. São três turistas italianos.

Apresentaram ontem os primeiros sintomas na cidade de Trinidad, 400 quilómetros a leste de Havana, e foram transferidos para o Instituto de Medicina Tropical da capital cubana onde realizaram os testes que deram positivo.

Uma quarta pessoa do grupo apresentou resultado negativo.

O taxista que os levou e os funcionários do hotel onde ficaram em Trinidad estão em isolamento.

14h30 - Capitães de equipas profissionais pedem para parar competições

A RTP apurou que todos os capitães de equipa da Primeira e Segunda Liga profissional deram a conhecer a intenção da paragem imediata das competições desportivas, devido ao surto de coronavírus.



Nesse sentido, estarão a recolher o apoio do Sindicato de Jogadores, presidido por Joaquim Evangelista.

14h25 - Rio: "Estar de quarentena não é estar de férias"

À saída do encontro com o primeiro-ministro sobre as medidas a tomar para combater o coronavírus, o líder do PSD veio dizer que não adianta encerrar escolas e depois não impedir que os alunos se venham a encontrar noutro sítio. Por isso, Rui Rio considera que o Governo, para tomar essa medida, tem de tomar outras decisões colaterais que evitem que haja ações de anulem os efeitos da tomada de medida inicial.

O Governo deve "olhar para a plenitude das ações", argumenta Rio, dizendo que para isso o Governo tem o apoio do PSD e mesmo o incentivo para que o faça.

Rui Rio defende que é tempo de tomar medidas e que "quaisquer prejuízos que se possa ter, será menor do que o prejuízo que terá se não se fizer nada".
"Compete ao Governo tomar as decisões", dizendo que o PSD vai apoiar o que se verifique como necessário.

Rui Rio diz que deu ideais ao Governo de medidas a tomar, como por exemplo lançar "rapidamente" uma campanha de informação sobre os comportamentos de risco.

Não foi equacionada a hipótese de um orçamento retificativo

14h12 - Itália entra em nova etapa da luta contra o novo coronavírus

Em Itália, todos os estabelecimentos comerciais foram obrigados a encerrar, com algumas excepções como as farmácias ou supermercados. O número de infetados continua a aumentar dia após dia e os médicos alertam que há cada vez mais casos em pessoas mais jovens.

Em todo o mundo, mais de 127 mil pessoas já foram infetadas. Mais de 4.700 perderam a vida. O número de doentes recuperados é superior a 68 mil.

14h10 - Hospital de Castelo Branco só permite uma visita por dia a doentes internados

Os doentes internados no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco têm, a partir de hoje, apenas direito a uma visita diária, anunciou a administração da Unidade Local de Saúde (ULS).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco explica que estas medidas têm como objetivo a contenção da propagação do novo coronavírus (Covid-19).

"O controlo das visitas será efetuada na área do HAL, da entrada principal, balcão de informações, com atribuição de um único cartão por visitante", lê-se na nota.

Assim, a partir de hoje, cada doente internado no HAL apenas receberá uma visita por dia, sendo que a ULS de Castelo Branco definiu ainda um horário específico de visitas para cada serviço.

14h05 - Município de Leiria cancela eventos municipais

O Município de Leiria anunciou hoje cancelar todos os eventos públicos municipais agendados até ao dia 3 de abril, "uma medida de cariz preventivo relacionada com o surto do COVID-19".

Numa nota de imprensa, a autarquia liderada por Gonçalo Lopes explica que esta medida surge na sequência da recomendação do reforço de medidas de contenção efetuada pela Direção-Geral de Saúde, abrangendo eventos culturais, desportivos, sociais.

Os teatros municipais continuam em funcionamento, mas serão suspensas as atividades de programação própria.

A partir de segunda-feira serão também suspensos os diversos Programas que o Município organiza, de que são exemplos o Apoio ao idoso, Cantar Tradições, Classes Mobilidade, Conta-me Histórias, Dá a mão à proteção, Histórias de Fio a Pavio, Hora do Conto, Leiriabike, Leirinadar, Novas Primaveras, Sempre Consigo, Viver Ativo e visitas guiadas e pedagógicas aos espaços culturais.

14h00 - Agência XTravel adia viagem de finalistas a Espanha para dezembro

A agência de viagens XTravel disse hoje à Lusa que decidiu adiar para dezembro a viagem de finalistas/Festival Village a Punta Umbría, Espanha, prevista para entre 28 de março e 3 de abril, devido à pandemia de Covid-19.

"A informação mais recente leva-nos a tomar uma única decisão possível: adiar a realização do Festival para o mês de dezembro, partindo do pressuposto que até lá estarão reunidas todas as condições de segurança", adiantou à Lusa a XTravel, em comunicado.

"Em nome do interesse público e dos nossos valores éticos, que desde o início sempre nos nortearam, e em face dos mais recentes desenvolvimentos de casos de infeção dentro da faixa etária da maioria dos participantes, tomámos esta decisão, ainda que a vontade expressa da grande maioria consista na manutenção do evento na data prevista", acrescenta a agência que organiza viagens de finalistas.

A XTravel garante, ainda, que está a trabalhar com todas as entidades envolvidas no sentido de identificar soluções para esta situação e apela à compreensão e "colaboração de todos neste momento difícil".

13h55 - Eurocidade Chaves-Verín suspende transporte público transfronteiriço

A eurocidade Chaves-Verín decidiu hoje suspender por tempo indeterminado o transporte público transfronteiriço ocasional devido ao cancelamento de feiras e eventos nos dois municípios provocado pela pandemia de Covid-19.

A eurocidade justificou que o objetivo da medida é "minimizar contágios" nesta fase de propagação do novo coronavírus.

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) eurocidade Chaves-Verín retomou em fevereiro os transportes públicos transfronteiriços, depois de uma experiência piloto que decorreu entre agosto e dezembro.

O objetivo do projeto é disponibilizar ao eurocidadão um serviço gratuito de transporte ocasional nos dias de maior necessidade de mobilidade transfronteiriça, especificamente nos dias de feira das cidades de Chaves e Verín e nos dias de realização dos principais eventos dos dois municípios.

No entanto, por prevenção por causa da doença Covid-19 Chaves e Verín decidiram suspender a realização de feiras e eventos, o que levou também à paragem dos transportes públicos "até indicação contrária".

13h51 - Setor imobiliário queixa-se de consequências e pede medidas de apoio ao Governo

A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) disse hoje que o setor está já a sofrer as consequências do surto de Covid-19 e apela à implementação de medidas de apoio às empresas.

Num comunicado enviado à comunicação social, a APEMIP diz que a pandemia, que tem já repercussões em toda a economia mundial, também já está a fazer-se sentir no setor imobiliário.

"Ninguém estava preparado para algo desta dimensão, mas as micro, pequenas e médias empresas, em particular, terão uma maior dificuldade em assumir os seus compromissos, o que exige que o Governo tome medidas específicas de proteção", defende, na mesma nota, o presidente daquela associação, Luís Lima.

Para aquele dirigente, os apoios governamentais devem ser transversais a todos os setores da economia.

13h50 - UE receia impacto de suspensão de voos dos EUA

Donald Trump decidiu proibir os voos oriundos de países da União Europeia. Comissão Europeia expressa preocupação com o impacto económico da suspensão de viagens.

A decisão de suspender os voos da Europa para os EUA vai afetar mais de 260 voos diários e cerca de 35 mil passageiros, sobretudo da Alemanha, da França e dos Países Baixos.

13h45 - TAP ainda não cancelou voos para os EUA

A informação que está a ser passada aos passageiros é que "podem desistir" do voo mas que a ida será por conta e risco pessoal, não estando garantido pela companhia aérea o regresso.

"A companhia não se responsabiliza por nada", afirmou uma passageira à RTP.

13h45 - Fesap desconvoca greve e admite cancelar festejos do 1.º de Maio

A Federação de Sindicatos da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (Fesap) anunciou hoje que desconvocou a greve que estava agendada para dia 20 de março e admite cancelar os festejos do 1.º de Maio.

O anúncio foi feito hoje em conferência de imprensa, em Lisboa, pelo secretário-geral da Fesap, José Abraão, e vigorará até que a federação considere estarem reunidas as condições de segurança sanitária essenciais para que tais ações possam realizar-se sem constrangimentos.

"A atual situação de epidemia de Covid-19 em Portugal que permanece hoje, tal como no resto da Europa, em fase de transmissão e identificação de novos casos, levou a Fesap a reorganizar e a ajustar a maioria das formas de protesto que tinha previsto para os próximos meses, em linha com o que havia sido ressalvado aquando da apresentação do calendário de ações de protesto", disse.

Desta forma, será retirado o pré-aviso de greve que tinha sido emitido tendo em vista possibilitar aos trabalhadores da administração pública participarem nos plenários que estavam previstos para o dia 20 de março, "permitindo desta forma que os serviços públicos possam dar a melhor resposta possível no atual contexto, como já se está a verificar com a implementação de planos de contingência em setores fundamentais como os da saúde, da educação, das autarquias, da justiça, da segurança social, entre outros".

"Estão igualmente suspensas as ações de sensibilização que se realizariam no dia 19 de março, em protesto pela ausência de negociação e contra os aumentos salariais ridículos que foram impos