O coronel Jack Briggs, 48 anos, vai passar a comandar o destacamento norte-americano da Base das Lajes, na ilha Terceira, a partir de 20 de Junho, confirmou hoje à Lusa fonte militar.
Jack Briggs vai substituir naquelas funções o coronel Robert Winston, que deverá ocupar uma posição no departamento das Operações Especiais no Pentágono, em Washington.
Jack Briggs, que passará a ser o 37º comandante das forças do destacamento norte-americano das Lajes, é actualmente vice-comandante da Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, no 38º Combat Support Wing.
O comando americano possui ao seu serviço cerca de mil militares dos três ramos das Forças Armadas, 93 civis americanos que, em caso de necessidade, e tendo em conta o Acordo de Defesa com Portugal, podem aumentar até aos 6.500 efectivos.
Residem, ainda, no perímetro externo da Base das Lajes cerca de 1.155 familiares ou dependentes dos militares americanos.
O comando norte-americano tem, também, ao seu serviço cerca de 900 trabalhadores portugueses colocados em todas as áreas dos serviços civis, militares e de abastecimento da base portuguesa.