Constrangimentos agravam-se. Uma dezena de urgências encerradas no domingo de Páscoa

por RTP
Foto: João Marques - RTP

As urgências pediátricas e obstétricas na região da Grande Lisboa enfrentam ainda mais dificuldades nos próximos três dias. Esta sexta-feira há três urgências encerradas: no Hospital Garcia de Orta, no Hospital Amadora-Sintra e em Santarém. Os constrangimentos agravam-se no sábado e no domingo de Páscoa.

No sábado estarão encerradas cinco urgências da região de Lisboa e Vale do Tejo. À urgência de Ginecologia do Garcia de Horta, juntam-se ao do hospital do Barreiro e de Vila Franca de Xira. Haverá também constrangimentos nos serviços de pediatria do hospital de Loures e de Vila Franca.
100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade

No domingo haverá dez urgências encerradas, juntando-se à lista as urgências de Obstetrícia do Amadora-Sinta, do Hospital de Setúbal, Santarém e Abrantes. Em Torres Vedras, a urgência de Pediatria também não vai abrir.

O diretor do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Santa Maria afirmou que este tem recebido mais grávidas da península de Setúbal, mas garantiu que até agora tem conseguido dar resposta.

A maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, será uma das poucas em pleno funcionamento ao longo de todo o fim de semana, prevendo-se uma maior afluência nesse período. Até agora, a MAC tem conseguido dar resposta sempre que existe uma maior procura.
100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade

No resto do país também aumentaram os constrangimentos. No sábado, as urências de Ginecologia e Obstetrícia estarão encerradas em Aveiro, Leiria e Castelo Branco.

No domingo de Páscoa continua fechada a urgência de Obstetrícia de Leiria.

O diretor executivo do SNS admite mais constrangimentos, depois dos já previstos para este fim de semana de Páscoa, com dez urgências encerradas.

Álvaro Almeida garante, no entanto, que nenhum utente vai deixar de ser atendido.
Tópicos
PUB