Comissão denuncia descarga poluente "impressionante" na ribeira dos Milagres
Leiria, 06 Set (Lusa) - A Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres denunciou hoje a existência de uma descarga "impressionante" de efluentes suinícolas naquele curso de água, afluente do rio Lis.
O porta-voz da comissão, Rui Crespo, explicou à Agência Lusa, que se trata de "uma descarga considerável", classificando a situação como "grave".
"Nesta altura é ainda mais inaceitável, porque estamos em plena época balnear", considerou o responsável.
"Hoje, de certeza absoluta, a influência desta descarga tem de se notar na Praia da Vieira", disse Rui Crespo, que deu conta do sucedido à GNR de Leiria.
"Liguei e disseram-me para telefonar a partir das 09:15 porque não estava lá ninguém do serviço ambiental", afirmou Rui Crespo, considerando "não ser esta a resposta que as autoridades devem dar perante mais um atentado ambiental".
O porta-voz da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres explicou que sexta-feira à noite "apercebeu-se da existência da descarga", embora de menor dimensão.
"Agora a espuma é muita, parece que deitaram até detergente, porque a água parece um líquido branco, que se assemelha a leite", referiu Rui Crespo.
O dirigente lamentou o aproveitamento "da chuva, da noite, do fim-de-semana", combinação "useira e vezeira para a ocorrência de descargas".
"É assim que começam as descargas. Às vezes são traídos, porque anuncia-se chuva e ela não aparece, e as coisas são mais visíveis", comentou o responsável.
A ribeira dos Milagres cruza com o rio Lis na zona da Ponte da Pedra, concelho de Leiria.
O rio Lis desagua por sua vez na Praia da Vieira, concelho da Marinha Grande.
SYR
Lusa/Fim