Colisão de comboios em Oeiras provoca mais de 30 feridos

por RTP, com Lusa
João Cunha

A colisão entre dois comboios ocorrida esta tarde na estação de Caxias (Oeiras), na Linha de Cascais, terá provocado 33 feridos ligeiros. Todas as vítimas já foram retiradas das composições.

O acidente ocorreu na sequência de um atropelamento na estação de Paço de Arcos, anterior à de Caxias (no sentido Cascais - Lisboa). Devido à supressão da circulação motivada pelo atropelamento, um comboio embateu na parte traseira de outro que estava parado já em Caxias. O incidente ocorreu cerca das 14h00.

A colisão entre os dois comboios terá provocado 33 feridos, dois em estado "moderado, que foram evacuados em primeiro lugar", de acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Para além disso, "15 pessoas foram referenciadas para apoio psicológico", avançou ainda a responsável do INEM em conferência de imprensa no local do acidente.

Os feridos foram transportados por medida de precaução para os hospitais de Santa Maria, São José, São Francisco Xavier e Hospital de Cascais.

A CP já terá nomeado uma comissão de inquérito para apurar as causas do incidente, recusando-se para já a comentar possíveis detalhes do ocorrido.

No local estão 89 elementos de forças de socorro apoiados por 35 viaturas operacionais.

Os comboios no sentido contrário ao acidente já circulam normalmente. A circulação ferroviária no sentido Lisboa-Cascais deverá ser normalizada ao final da tarde, segundo Alberto Castanho Ribeiro.



Uma composição estava parada na estação de Caxias, no sentido Lisboa-Cascais (a vermelho na foto) quando outro comboio, que estaria a circulavar em marcha lenta no mesmo sentido, lhe embateu por trás (a azul na foto). O maquinista da segunda composição não terá conseguido ver o comboio parado na estação devido à curva pronunciada descrita pela linha ferroviária naquele ponto do percurso.
PUB