Colisão aérea mortal em Beja está a ser investigada

por RTP
Luís Forra - Lusa

Está a ser alvo de investigação o acidente que aconteceu no domingo durante uma demonstração aérea no festival Beja AirShow. Entretanto, o piloto que ficou ferido na colisão entre as duas aeronaves já teve alta hospitalar.

Foi aberto um inquérito com o objetivo de apurar o que provocou a colisão e eventuais responsabilidades. Logo após o acidente, estiveram na na Base Aérea N.° 11 de Beja elementos do gabinete de Prevenção e de Investigação de acidentes com aeronaves.

Ainda no domingo, a Força Aérea confirmou o acidente e avançou que iria ser investigado.

"Neste momento é tudo muito prematuro, portanto nós estamos a acionar todos os meios e obviamente que depois será avançado com a investigação", afirmou a porta-voz da Força Aérea.

Patrícia Fernandes adiantou ainda que a "investigação levará algum tempo".
O piloto de nacionalidade portuguesa que ficou ferido na colisão entre duas aeronaves em Beja já teve alta hospitalar. A informação foi avançada pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

Segundo a Força Aérea, o ferido de 37 anos “recebeu os cuidados de emergência” após o acidente e foi “avaliado pelas equipas de saúde, militares e civis, presentes no evento”, tendo sido encaminhado para o hospital “por precaução”.

O acidente no festival aeronáutico de Beja fez também uma vítima mortal, de nacionalidade espanhola.

Os dois pilotos pertencem à patrulha ibérica Yakstars, uma equipa de exibição acrobática constituída por elementos de nacionalidade portuguesa e espanhola.

O acidente envolveu duas aeronaves e ocorreu durante uma demonstração aérea da patrulha Yakstars, integrada no festival Beja AirShow, realizado na Base Aérea N.º11, de Beja, organizado por este ramo das Forças Armadas.

De acordo com a Força Aérea, uma das aeronaves envolvidas no acidente despenhou-se “fora do perímetro da Base Aérea e uma outra aterrou na unidade”.

“Destas ocorrências, não resultaram vítimas em terra, de entre as pessoas que se encontravam a assistir ao evento nas imediações”, salientou.

c/ Lusa
Tópicos
PUB