Última Hora
FC Porto perde frente ao Estrela

Centro de Apoio aos Migrantes abre no Martim Moniz

por Lusa
Os migrantes vão ter um novo centro de apoio no Martim Moniz, em Lisboa Miguel A. Lopes - Arquivo Lusa

O primeiro Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) gerido por uma associação nepalesa, abre esta terça-feira ao público no Martim Moniz, um projeto de integração que a associação quer abrir a todos.

Estamos à espera de ajudar o maior número de nepaleses e sul-asiáticos, mas também qualquer pessoa que nos procure”, afirmou à Lusa o presidente da associação Nialp, Kamal Bhattarai.

A comunidade de habitantes do Nepal, Índia e Balngladesh é estimada em mais de 200 mil pessoas e Kamal Bhattarai reconhece que a língua é o principal desafio.

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) refere, em comunicado, que a escolha da Nialp se deve ao trabalho feito pela associação.

A abertura do primeiro CLAIM no Martim Moniz, zona conhecida pela multiculturalidade, e em parceria, pela primeira vez, com uma associação de integração de imigrantes nepaleses na sociedade portuguesa, é o reflexo do trabalho desenvolvido pela AIMA na promoção da integração de todos migrantes que escolheram o país para viver”, refere a organização em comunicado.

Este CLAIM “vai prestar um serviço gratuito com funções de acolhimento, informação e apoio a cidadãos migrantes, incluindo imigrantes e requerentes de proteção internacional”, acrescenta ainda a agência.
PUB