"Casa Henrique Sommer" será Arquivo Histórico Municipal em Cascais

por Agência LUSA

A autarquia de Cascais toma sexta-feira posse administrativa da "Casa Henrique Sommer", imóvel de utilidade pública que é um exemplar da arquitectura de veraneio de finais do século XIX, e que vai acolher o Arquivo Histórico Municipal.

Devido à degradação do edifício, a Câmara de Cascais solicitou a sua expropriação urgente à Direcção Geral da Administração Local, que declarou a utilidade pública para efeitos de expropriação e a autorização de tomada de posse administrativa que sexta-feira se concretiza, anunciou a autarquia, em comunicado.

O projecto municipal de recuperação do edifício, localizado junto ao largo da Igreja Matriz, no coração do centro histórico da vila, prevê, "num futuro próximo", a instalação do arquivo histórico municipal.

No levantamento topográfico e arquitectónico que a Câmara efectuou, constatou a presença de consideráveis anomalias de índole estrutural.

O programa de concurso para o projecto arquitectónico está a ser elaborado e deverá ser lançado ainda no final deste mês.

O imóvel recebeu da Câmara Municipal a designação "Casa Henrique Sommer" em homenagem ao seu primeiro proprietário.

PUB