Cartões para tacógrafos digitais já estão a ser distribuídos-DGTTF

por Agência LUSA

O director-geral dos Transportes Terrestres e Fluviais, Jorge Jacob, disse hoje que já começaram a ser emitidos os cartões para os novos tacógrafos digitais, cujo atraso terá levado à paragens de alguns camiões de transporte de mercadorias.

Na terça-feira, uma fonte da Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) alertara para o facto de muitos camiões de transporte de mercadorias estarem parados, com "grande prejuízo" para as empresas proprietárias, por falta de emissão dos cartões para os novos tacógrafos digitais.

"O prazo para os tacógrafos digitais começarem a funcionar já terminou. Portugal é o país europeu que está mais atrasado a este nível e onde tem havido mais problemas. Os camiões não podem circular fora de Portugal, porque ainda não foram emitidos os cartões com os respectivos números", disse na ocasião fonte da ANTRAM à Agência Lusa.

De acordo com a Direcção-Geral dos Transportes Terrestres e Fluviais (DGTTF), todos os camiões com matrículas posteriores a 01 de Maio de 2006 são obrigados a utilizar tacógrafos digitais, enquanto os anteriores continuam a usar os analógicos.

Em declarações hoje à Agência Lusa, o director-geral reconheceu que houve atrasos nas emissões dos cartões devido a "questões tecnológicas de software".

Jorge Jacob adiantou que a DGTTF recebeu 1.882 pedidos de cartões e que na quarta-feira foram enviados os primeiros 200, sendo que os restantes deverão ser os remetidos até sexta-feira.

De acordo com o director-geral é "pouco provável" que o atraso na emissão dos cartões tenha afectado muito as transportadoras, porque a maior parte das suas deslocações referem-se ao mercado ibérico.

Jorge Jacob adiantou que Portugal acordou com a Espanha a suspensão das multas [por falta de tacógrafo digital], dadas as dificuldades na entrega dos cartões, tendo feito o mesmo pedido a França, que no entanto não o aceitou.

O tacógrafo digital é um aparelho de controlo que indica, regista e armazena dados relativos à condução dos veículos de transporte rodoviário e aos tempos de trabalho e de repouso dos respectivos motoristas, permitindo fiscalizar o cumprimento da legislação.

PUB