Mais de 1,2 milhões de utilizadores dos cartões de transportes públicos de Lisboa e Porto Andante Gold e Lisboa Viva podem a partir de hoje carregar os títulos nas caixas de Multibanco, fugindo às filas nas bilheteiras.
A medida foi anunciada hoje pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, pelo presidente do conselho de administração de Operadores de Transportes da Região de Lisboa, Joaquim Reis, pelo administrador dos transportes Intermodais do Porto, Mário Coutinho dos Santos, e presidente do conselho de administração da Sociedade Interbancária de serviços (SIBS), Vítor Bento.
Actualmente o cartão Lisboa Viva, que serve para andar no Metro e Carris, é utilizado por cerca de um milhão de clientes.
No Porto cerca de 200 mil passageiros dos transportes públicos portuenses usam o cartão Andante Gold.
"A partir de hoje os clientes dos transportes públicos destas áreas têm ao seu dispor centenas de novos postos de venda de passes onde podem adquirir os títulos de transportes a qualquer hora do dia de forma fácil e cómoda", anunciou Ana Paula Vitorino numa referência às caixas Multibanco.
No final da apresentação pública do novo sistema de carregamento de títulos de transporte, a secretária de Estado testou o sistema numa caixa ATM situada no piso intermédio da estação de metro da Gare do oriente, em Lisboa, com o seu cartão Lisboa Viva.
A responsável disse que até 2009 serão investidos 53,2 milhões de euros no desenvolvimento de projectos integrados de Bilhética e na generalização dos sistemas de videovigilância e de informação ao público, com vista a melhorar a segurança, racionalizar os recursos e facilitar a intermodalidade dos transportes públicos.
A CP e a Transtejo/Soflusa - concessionária da travessia fluvial do Tejo - deverão aderir a este novo sistema até ao final do ano.
"Este novo sistema vai possibilitar que os clientes possam recarregar os seus títulos reduzindo o tempo de espera e alargando significativamente a oferta de pontos de aquisição", disse Joaquim Reis.
Segundo o responsável, prevê-se a entrada de todos os operadores da área metropolitana de Lisboa até 2010, altura em que a totalidade da área estará abrangida.
Em alternativa ao Multibanco, Joaquim Reis aponta para 2007 o prazo para fazer os carregamentos via Internet.
No Porto, o cartão Andante Gold serve para as viagens efectuadas em todas as estações da CP entre Valongo e Espinho, 23 linhas de autocarro, toda a rede do metro, 10 linhas de operadores rodoviários privados assim como eléctricos históricos, afirmou Mário Coutinho dos Santos.
O cartão também serve para visitar alguns museus da cidade.
Mário Coutinho dos Santos adiantou que dentro de dois anos todos os transportes da área Metropolitana do Porto estarão envolvidos neste projecto.
Outra das novidades divulgadas pelo administrador dos Transportes Intermodais do Porto foi a possibilidade de o Andante Gold poder ser usado nos parques de estacionamento adjacentes às estações do metro.
"Para promover o transporte público vamos avançar com um projecto em que as pessoas podem deixar o carro no estacionamento e pagam apenas 50 cêntimos durante 12 horas caso utilizem os transportes públicos", adiantou.
"Se não o fizerem terão de pagar 50 cêntimos por cada duas horas", explicou Mário Coutinho dos Santos, adiantando que o programa deverá entrar em funcionamento em Maio.
O responsável disse que apesar de o serviço já estar disponível só na próxima segunda-feira será feita uma cerimónia pública de apresentação do novo sistema de carregamento de títulos no Porto.