A segunda fase da renovação da rede da Carris deverá implicar alterações em dez carreiras que servem a cidade de Lisboa, eliminando uma, encurtando o percurso de quatro, prolongando duas e alterando o trajecto de três autocarros.
As mudanças nas carreiras foram apresentadas quarta-feira à Câmara Municipal de Lisboa pelo presidente do conselho de administração da Carris, Silva Rodrigues, durante a reunião pública do executivo.
A segunda fase da chamada "Rede 7" deverá arrancar no final do ano, em simultâneo com a concretização do prolongamento da linha Azul do Metro.
A transportadora lisboeta propõe a eliminação da carreira 90, que liga Santa Apolónia à Estação de Entrecampos.
Além da utilização alternativa do metro para este trajecto, a ligação à superfície será assegurada pela carreira 745 cuja alteração de percurso para a estação de Santa Apolónia se propõe em simultâneo.
A transportadora lisboeta propõe encurtar o trajecto da antiga carreira dois, que liga a Praça do Comércio à Serafina, passando a partir do Marquês de Pombal.
O autocarro nove, que circula entre Santa Apolónia e Campo de Ourique, poderá passar a iniciar o seu percurso no Terreiro do Paço, a carreira 44, Cais do Sodré-Moscavide, pode passar a Restauradores-Moscavide e a 746, que liga Santa Apolónia à Damaia, poderá vir a partir do Marquês de Pombal.
Sofrem alterações de percurso a carreira 713, Estação de Campolide-Praça do Comércio, que passará a designar-se Estação de Campolide-Marquês de Pombal.
A carreira 45, Cais do Sodré-Prior Velho, também poderá ter o percurso alterado, passando a ligar Santa Apolónia ao Prior Velho.
Uma alteração de trajecto é igualmente proposta para a carreira 82, entre Cais do Sodré e Moscavide.
A Carris propõe o prolongamento da carreira seis, que liga o Cais do Sodré a Santa Apolónia, podendo vir a ser designada Terreiro do Paço-Santa Apolónia.
Também a carreira 81 pode ser prolongada, passando a ligar o Cais do Sodré ao Prior Velho, em vez de partir da Praça do Comércio, como acontece actualmente.
A Carris propõe ainda melhorar a frequência em cinco carreiras: Praça da Figueira-Outurela (714), Cais do Sodré-Odivelas (36), Cais do Sodré-Portas de Benfica (58), Martim Moniz-Cemitério da Ajuda (60) e Rua da Alfândega-Prazeres (25E).
A proposta será ainda submetida à apreciação governamental e receberá parecer da autarquia lisboeta.
A primeira fase da "Rede 7", que entrou em vigor em Setembro de 2006 e implicou a supressão de oito carreiras, recebeu parecer negativo da Câmara de Lisboa, foi alvo da condenação pela Assembleia Municipal e pela Federação dos Transportes Urbanos (FESTRU).