Carreira de inspector da PJ seduz licenciados em Psicologia

por Agência LUSA

Licenciados em Psicologia são a maioria dos 50 inscritos no único curso de preparação para novos inspectores da Polícia Judiciária (PJ), apesar de matérias de Direito serem a base do exame de admissão na corporação.

O curso começa quarta-feira na Universidade Portucalense (UP) e os formandos em Direito que aderiram são apenas 10 a 15, disse hoje Manuela Ma galhães Silva, daquele estabelecimento de ensino superior privado.

"É estranho", comentou a responsável, depois de sublinhar que os candid atos a inspectores da PJ terão de realizar uma prova escrita de três horas, basi camente sobre questões de Direito.

Os candidatos realizarão também provas psicológicas e de aptidão física , mas estas terão menor importância no processo de selecção, conforme explicou.

A fonte disse desconhecer as motivações que levam formados em Psicologi a a tentar seguir uma carreira policial, admitindo que a opção se relacione com a dificuldade de saídas profissionais.

O Diário da República publicou a 26 de Junho o aviso 7552/2006, abrindo concurso para recrutamento de 150 inspectores estagiários da PJ.

Só são admitidos candidatos com menos de 30 anos com formação superior.

O corpo docente deste curso de preparação da UP inclui o penalista Cost a Andrade, o coordenador da área de Direito Penal da Ordem dos Advogados do Port o, Gil Moreira da Costa, e o especialista em medicina legal Pinto da Costa.


PUB