Operação Triângulo. Detida presidente da Câmara de Vila Real de Santo António
A presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi esta terça-feira detida por suspeitas de corrupção. A Polícia Judiciária desencadeou diligências de busca na sede do município e em casa da autarca.
Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República veio entretanto confirmar que "a Polícia Judiciária, através da Diretoria do Sul, no âmbito de um inquérito dirigido pelo DIAP Regional de Évora, realizou esta terça-feira cerca de duas dezenas de buscas, designadamente domiciliárias, em estabelecimentos e escritórios de advogados".
As diligências foram levadas a cabo nas regiões do Algarve, Lisboa, Leiria e Ourém.Os detidos serão presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Évora para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.
Nesta ação, designada Operação Triângulo, "foram detidas quatro pessoas, uma delas titular de cargo político. Entre os detidos, todos com idades entre os 50 e aos 70 anos, estão ainda um trabalhador da Administração Pública e dois empresários".
A operação teve a" colaboração da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, da Diretoria do Centro e Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Policia Judiciária, nomeadamente, na realização de buscas a residências dos suspeitos, escritórios de advogados e instituição bancária, onde foram apreendidos vários documentos, objetos, e, matéria probatória, que irá ser analisada". "Em causa estão factos suscetíveis de integrarem a prática dos crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagem e abuso de poder".
Conceição Cabrita foi eleita pelo PSD em 2017 para presidir ao município de Vila Real de Santo António, após ter desempenhado os cargos de vereadora e de vice-presidente do anterior presidente, Luís Gomes.
A autarca havia já anunciado que não se recandidataria ao cargo nas próximas eleições.