Câmara de Lisboa emite alerta laranja devido ao mau tempo. Registo de inundações e estradas cortadas
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) emitiu esta madrugada alerta vermelho em consequência do mau tempo e apelou à população para evitar saídas de casa. Entretanto, a autarquia informou que a capital está agora em alerta laranja, havendo registo de inundações em vários pontos da capital e na Grande Lisboa, assim como estradas e acessos cortados. A Proteção Civil antevê um período de acalmia durante a manhã, mas a chuva deverá voltar em força na zona da capital perto da hora do almoço e deverá ser persistente durante todo o restante dia.
A Proteção Civil está a apelar a quem trabalhe e resida em Lisboa que não saia de casa e evite deslocações na e para a capital.
"Em consequência do mau tempo que se faz sentir, a cidade encontra-se com várias limitações de mobilidade. Para a segurança de todos, a #CML apela a que fique em casa e evite deslocações", escreveu a CML num comunicado.
Até às 6h00, a Proteção Civil tinha registado 275 ocorrências, a maioria nos distritos de Lisboa (212 ocorrências) e em Setúbal.
Há várias vias rodoviárias intransitáveis, diz a autarquia: Túneis Campo Pequeno, dois do Campo Grande, Avenida Joao XXI, Avenida de Berlim, acesso Eixo Norte Sul, Radial de Benfica,
Avenida Infante D. Henrique junto ao túnel Batista Russo, estrada do Penedo, Alcântara (vários locais), Sete Rios, Avenida de Santo Contestável, Avenida 24 de Julho até Belém
O mau tempo que se faz sentir esta madrugada em Lisboa está a afetar a circulação de autocarros da Carris e o Metropolitano está com restrições nas estações do Jardim Zoológico e Chelas. A estação de comboios de Algés está fechada.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) dá também conta de várias estradas cortadas em Loures, Odivelas e Torres Vedras e vias intransitáveis em Lisboa. N 8 entre Odivelas e Loures, EN 250 Ikea – Frielas, EN 115 Rotunda Oliveiras e A das Lebres, Loures, Acessos A8 Loures, EN 115 -2 Maxial -Ermegeira, EN 9 Ponte Rol – Torres Vedras, Calçada de Carriche - Odivelas.
A circulação em várias vias e troços das Linhas do Norte, Sintra e de Cascais está suspensa devido ao mau tempo que está a afetar o distrito de Lisboa com chuvas fortes, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).
Em comunicado, a IP adianta que a circulação na Linha ferroviária do Norte está suspensa nas quatro vias entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca e na Linha de Sintra nas vias A e D entre Campolide e Alcântara-Terra, devido a inundação.
"A Autoridade Nacional de Emergência à Proteção Civil apela à população para que tome precauções redobradas, restrinja ao máximo a sua movimentação ao estritamente necessário", refere o comunicado.
Os agentes de Proteção Civil, diferentes serviços operacionais do município e das juntas de freguesia, "continuam em prontidão para uma resposta rápida e eficiente à cidade", continuou.
No ponto de situação feito pelas 07h00, o comandante André Fernandes, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), devido a trabalhos na subestação da Abóbada, concelho de Cascais, está previsto um corte de energia de cerca de uma hora e meia num raio de 10 quilómetros nesta zona de Cascais.
c/Lusa