Incêndio destrói cobertura de prédio habitacional no centro de Lisboa

por RTP

Um incêndio deflagrou esta segunda-feira na cobertura de um prédio habitacional na Calçada Nova do Colégio, perto do Hospital de São José, em Lisboa. O prédio foi evacuado, mas não há registo de vítimas.

O alerta foi dado às 20h55 e o incêndio foi dominado por volta das 22h00. No local estiveram 47 bombeiros, apoiados por 13 viaturas.

Segundo o comandante Tiago Lopes, do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, o incêndio destruiu uma cobertura de um prédio que ficou sem condições de habitabilidade.
Vinte e seis pessoas foram retiradas do edifício, mas não há registo de feridos.

Tiago Lopes afirmou que a Proteção Civil irá tratar do realojamento necessário para as pessoas que ficaram provisoriamente desalojadas.

Em visita ao local do incêndio, Carlos Moedas garantiu que as pessoas vão ser realojadas através da Câmara ou da Santa Casa da Misericórdia.

“As pessoas não vão, obviamente, ficar sem teto”, disse Carlos Moedas.
Segundo o autarca, no edifício encontravam-se residentes e "pessoas que estavam em alojamento local".

"Vamos avaliar e vamos ajudar as pessoas. Encontraremos soluções. Não vamos conseguir encontrar soluções de longo prazo esta noite, mas vamos conseguir amanhã [terça-feira] e depois de amanhã", anotou.

O presidente da Câmara de Lisboa agradeceu aos operacionais e aplaudiu a “resposta rápida dos bombeiros coordenada com a polícia municipal, com a Proteção Civil e INEM”.

“Conseguimos combater o fogo sem nenhuma vítima”, afirmou, garantindo que a situação está agora “completamente controlada”.


O comandante do Regimento de Sapadores Bombeiro afirma que “ainda é prematuro” perceber a causa do incêndio, mas avança que tudo indica que tenham sido explosões de botijas de gás.

Tópicos
PUB