BE candidata 12 independentes

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

José Sá Fernandes, o advogado independente que lidera pela segunda vez a lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Lisboa, leva consigo mais 11 independentes, dois dos quais estreantes na política, num total de 29 elementos.

Encabeçada por José Sá Fernandes, 49 anos, devido ao "trabalho notabilíssimo" pelas "propostas apresentadas, transparência democrática e responsabilização da autarquia" enquanto foi vereador, como disse à agência Lusa Francisco Louçã, a lista do BE visou "reunir todas as sensibilidades" existentes no Bloco, acrescentou outra fonte do partido.

Subordinada ao lema "Lisboa é Gente", a lista encabeçada por Sá Fernandes integra pelo menos seis repetentes em relação à sufragada em 2005, oito estreantes, vários estudantes, 14 mulheres [quatro integraram a lista de 2005], e a idade dos 29 elementos varia entre os 18 e os 63 anos.

Composta por 17 efectivos e 12 suplentes, a maioria dos candidatos da lista "Lisboa é Gente" tem formação universitária.

Estas eleições são as primeiras a decorrer sob a Lei da Paridade, o que obriga a que um terço das listas seja composto por mulheres.

O geógrafo e docente universitário Pedro Soares, membro da comissão política do BE e coordenador autárquico do bloco e do gabinete de Sá Fernandes na autarquia de Lisboa, 50 anos, é o número dois da lista tal como em 2005, sucedendo-lhe a arquitecta paisagista, Manuela Raposo de Magalhães, uma estreante nas lides políticas.

Doutorada e docente universitária no Instituto Superior de Agronomia (ISA) e Instituto Superior Técnico (IST), esta arquitecta de 59 anos também concorre como independente.

Em quarto lugar da lista surge o editor discográfico David Ferreira, 53 anos, independente que também se estreia na política, sucedendo-lhe a independente Carmo Afonso, advogada, 33 anos.

Os economistas Heitor de Sousa, 54 anos, da Mesa Nacional do BE, e Bernardino Aranda, 30 anos, membro da Associação renovação Comunista ocupam o sexto e sétimo lugares, respectivamente.

A jurista Ana Cristina Figueiredo, uma independente e dirigente ambientalista de 42 anos, é a oitava da lista do BE, sucedendo-lhe Rita Silva, 31 anos, animadora socio-cultural e dirigente da Plataforma 65.

Em décimo lugar concorre o independente Cipriano Justo, 62 anos, médico, membro da Associação Renovação Comunista e dirigente do Movimento de Intervenção e Cidadania (MIC).

Do 11º ao 20º lugar integram a lista, respectivamente, Samira Silva, independente, 31 anos, gestora cultural e artística; José Casimiro, 49 anos, rectificador, membro da Mesa Nacional do BE; Ana Prata, independente, 57 anos, docente universitária de Direito na Universidade Nova de Lisboa (UNL); Timóteo Macedo, 53 anos, dirigente da Associação Solidariedade Imigrante; António Braga, independente, arquitecto, 55 anos; Albertina Pena, 36 anos, professora, da direcção do Sindicato de Professores da Grande Lisboa (SPGL); Tiago Ivo Cruz, independente, 22 anos, assistente de produção, dirigente da Movarte; Alexandra Dourado, 37 anos psicóloga, dirigente da União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR); Céu Fazenda, 52 anos, professora e Miguel Romão, 19 anos, estudante no Instituto Superior Técnico.

Os restantes nove elementos da lista "Lisboa é Gente" são: Madalena Correia, 40 anos, funcionária pública e dirigente sindical; Ana Candeias, 18, estudante do ensino superior; João Pascoal, 50 anos, bancário, membro da Mesa Nacional do BE; Sérgio Vitorino, 33 anos, jornalista, activista da associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais (LGBT); Isabel Raposo, 55 anos, arquitecta; Ana Palma, 27 anos, arqueóloga; Tiago Morais, 21 anos, estudante, dirigente associativo, Cristina Portella, 54 anos, jornalista, dirigente da casa do Brasil, e o independente Luís Coimbra, 63 anos, engenheiro aeronáutico e gestor público.

Nas últimas eleições autárquicas, realizadas em Outubro de 2005, o BE obteve 7,91 por cento dos votos.


PUB