Avioneta cai junto a restaurante nas Azenhas do Mar

por Agência LUSA
Acidente ainda inexplicado LUSA

Uma avioneta militar caiu cerca das 12:15 junto a um restaurante nas Azenhas do Mar, concelho de Sintra. O acidente provocou a morte de um dos pilotos do avião. O outro ocupante encontra-se em estado grave.

De acordo com os Bombeiros de Almoçageme, a avioneta caiu junto ao restaurante +Adega das Azenhas+, mesmo no centro daquela localidade.

A aeronave fora inspeccionada há cerca de três semanas e estava "como nova", disse o coronel da Força Aérea Carlos Barbosa.

"A aeronave estava como nova, tinha apenas uma hora e cinco minutos de voo desde a inspecção. Além disso, foi feita ainda uma outra inspecção, denominada de 360 graus, onde foram verificados todos os órgãos visíveis relacionados com o combustível, óleo e aparelhos móveis", sublinhou.

Carlos Barbosa explicou que se tratava de uma aeronave Tigermot, utilizada em 1952 para treino da Força Aérea, e que constituía um acervo vivo do Museu do Ar, mas estava em condições de voo, especialmente depois de uma grande inspecção realizada no passado dia 24 de Novembro.

O coronel acrescentou que a avioneta, que estava a fazer um voo de treino da Força Aérea, se despenhou a apenas 20 metros das casas, numa zona deserta de uma quinta, o que indica que "houve uma tentativa dos pilotos de colocarem a aeronave numa zona deserta".

Nenhuma aeronave voa abaixo do permitido, ou seja dos 500 pés sobre as zonas habitacionais, explicou.

No local do acidente estão a ser recolhidos todos os dados relativos aos destroços e um helicóptero Puma da Força Aérea está a tirar fotografias, que vão ser enviadas para uma comissão de investigação que irá apurar as causas do acidente.

Uma moradora, Conceição Massano, que viu a aeronave cair a pouco mais de 50 metros de casa, descreveu à Lusa a situação: "Ouvi um estrondo muito grande e vim a correr, mas chegou logo uma ambulância chamada pelos trabalhadores de uma obra e logo a seguir os bombeiros de Colares".

Rui Cardoso, 70 anos, também assistiu ao acidente e contou como viu a avioneta despenhar-se.

"Vi a avioneta vir e até pensei: ai que vais tão baixinha.

Então fixei o olhar e vi ainda que ela estava a dar uma volta, logo a seguir caiu a pique", contou.

No local, estiveram bombeiros de Colares, Almoçageme, viaturas do INEM, Serviço Municipal de Protecção Civil e GNR.

O avião tinha descolado para um voo de rotina da Base Aérea de Sintra.

PUB