Ataques provocam cortes de energia em Odessa e Rostov

por Cristina Sambado - RTP
Stringer via Reuters

A energia no porto de Odessa, na Ucrânia, está a sofrer vários cortes esta segunda-feira depois de um ataque aéreo russo ter danificado instalações de alta tensão. Já na Rússia, ataques com drones ucranianos provocaram um incêndio na central termoelétrica de Novocherkassk, em Rostov.

"A situação continua difícil", afirmou o principal fornecedor de energia ucraniano DTEK. "A fim de reduzir a carga na rede, o transporte elétrico não funcionará na cidade hoje, e o consumo industrial também é limitado."

Já administração de Odesa afirmou na rede social Telegram que a cidade e a região foram atacadas por várias ondas de drones lançados pela Rússia. Quatro foram abatidos sobre as regiões de Odesa e da vizinha Mykolaiv.

Os destroços de um drone que caiu provocaram um incêndio na central elétrica, que foi prontamente apagado, acrescentou a administração.

Os militares ucranianos afirmam que as defesas aéreas destruíram oito dos nove drones lançados pela Rússia durante a noite. A maioria foi destruída nas regiões de Odesa e Mykolaiv.

Incêndio na central termoelétrica de Novocherkassk
Um incêndio no início da segunda-feira em uma das maiores centrais termelétricas do sudoeste da Rússia obrigou a parar duas das unidades de operação, interrompendo brevemente o fornecimento aos clientes, disse o governador da região.

Não houve vítimas e as autoridades estavam a investigar a causa do incêndio na central de Novocherkassk, em Rostov, avançou o governador, Vasily Golubev, no Telegram.


O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças destruíram 11 drones lançados durante a noite sobre Rostov pela Ucrânia, mas não revelou se houve algum dano relacionado.

Novocherkassk é uma das maiores centrais térmicas do sudoeste da Rússia, segundo o seu proprietário, OGK-2, que é controlado por uma subsidiária do gigante energético russo Gazprom.

c/agências
Tópicos
PUB