Área Metropolitana de Lisboa vive mais uma noite de distúrbios

por Gonçalo Costa Martins - Antena 1

Lusa

Voltaram a ocorrer episódios de vandalismo na Área Metropolitana de Lisboa. Dois autocarros e vários automóveis foram incendiados na última madrugada.

As autoridades também registaram diversos focos de incêndio, com caixotes do lixo queimados, na sequência da morte de um homem baleado pela polícia na Amadora.Nesta terceira noite consecutiva de desacatos, as ocorrências não estão concentradas num único local.


Só no concelho da Amadora, os prejuízos com contentores do lixo destruídos pelas chamas aproximam-se dos 100 mil euros. Um valor revelado à Antena 1 pelo presidente da autarquia.

Vítor Ferreira diz que é urgente substituir os equipamentos incendiados.
O presidente da Câmara da Amadora acusa também grupos organizados, que não pertencem ao Bairro do Zambujal, de estarem a criar estes tumultos.

Para as 10h30, está prevista uma reunião entre membros do Governo e os autarcas da Área Metropolitana de Lisboa. Um encontro para analisar os distúrbios registados nos últimos dias. Em representação do Executivo vão estar a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, admitiu uma resposta mais robusta por parte das autoridades, para conter os desacatos e repor a ordem pública.
PUB