Aprovado por unanimidade voto de pesar pela morte de José Vitoriano (PCP)

por Agência LUSA

O Parlamentou aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do antigo dirigente do PCP e ex-vice-presidente da Assembleia da República José Vitoriano, que faleceu aos 88 anos no passado dia 3.

O voto de pesar, apresentado pela bancada PCP, recorda José Vitoriano como um "operário corticeiro" que aderiu ao partido e se tornou um "destacado resistente antifascista e militante comunista".

"A sua longa vida confunde-se com a luta dos trabalhadores e do seu partido de sempre, o PCP, pela liberdade, pela democracia e pelo progresso do seu povo e do seu país", acrescenta o documento, lembrando que José Vitoriano "passou ao todo 17 anos nas cadeias fascistas".

O voto elogia, depois do 25 de Abril, o seu desempenho no Parlamento, referindo que Vitoriano exerceu as funções de deputado e vice-presidente da Assembleia da República "com grande rigor e competência mesmo não tendo formação jurídica, profundamente respeitado por todas as bancadas".

"José Vitoriano dizia que não tinha inimigos pessoais, não sabendo se isso era uma qualidade ou um defeito. Era afinal e sem dúvida uma das grandes virtudes do lutador determinado e do generoso ser humano que foi", afirma ainda o documento.

A seguir à leitura do voto do PCP, os deputados fizeram um minuto de silêncio em memória do antigo dirigente comunista.


PUB