O primeiro-ministro esteve reunido em São Bento com o ministro da Saúde para preparar uma reunião que Adalberto Campos Fernandes vai ter esta terça-feira com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
A RTP sabe que António Costa e Adalberto Campos Fernandes estiveram reunidos no final do Conselho de Ministros Extraordinário, que decorreu em São Bento.
O encontro com o ministro da Saúde, num dia marcado pela greve dos enfermeiros, levou mesmo António Costa a cancelar a presença numa ação de campanha com o presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos.
Os enfermeiros começaram hoje um greve marcada pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) e pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
Uma paralisação até à proxima sexta-feira contra a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de atualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira.
Os enfermeiros reclamam ainda a aplicação do regime das 35 horas semanais de trabalho a todos os enfermeiros.
A Secretaria de Estado do Emprego considerou irregular a marcação da greve, alegando que o pré-aviso não cumpriu os dez dias úteis que determina a lei.
Esta noite, no 360, José Azevedo, do sindicato dos enfermeiros portugueses que não aderiu à greve, e que vai reunir com o ministro da Saúde, admitiu que o protesto pode avançar para uma "greve mais violenta". "Nós podemos restringir drasticamente os serviços mínimos, para provarmos ao Sr. ministro e ao Governo que efetivamente sabemos o que são greves", disse.