Ambientalistas denunciam violação das regras básicas de conservação na Lagoa dos Salgados
Faro, 17 Abr (Lusa) - A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) criticou hoje as autoridades que tutelam o Ambiente no Algarve por terem violado regras básicas de conservação relativamente à Lagoa dos Salgados, Albufeira.
No final da passada semana, foi aberto um canal entre aquela lagoa - uma das áreas mais importantes para as aves em Portugal -, e o mar, permitindo o escoamento de água e causando a perda de ninhos de aves aquáticas.
A acção, autorizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, terá sido feita para impedir o alagamento dos campos de golfe adjacentes, na Herdade dos Salgados, segundo a SPEA.
A abertura da lagoa ao mar deixou a seco uma "das mais importantes zonas húmidas do litoral algarvio", dizem os ambientalistas, "deitando a perder" vários ninhos de espécies raras que ali vão para nidificar.
Em declarações à Lusa, Luís Costa, da SPEA, afirmou que o fenómeno é "recorrente" e que acontece porque o campo de golfe está numa cota situada "abaixo do que deveria estar", pelo que é necessário abrir a lagoa ao mar.
Contudo, diz, a operação "nunca deveria ter sido feita" na Primavera, já que a própria CCDR/Algarve assumiu que o ideal seria fazê-la no período de Inverno, até Março, quando as chuvas são mais frequentes e as aves mais móveis.
"Houve uma violação das regras básicas de conservação daquele local que a própria CCDR/Algarve assumiu", afirmou, acrescentando que a SPEA já apresentou algumas propostas para resolver a situação.
De acordo com estudo realizado há cerca de dois anos e elaborado por um especialista em Hidrologia, uma das soluções seria a criação de ilhas no meio da lagoa para a nidificação ou a construção de uma conduta subterrânea que a ligasse ao mar.
Segundo Luís Costa, o objectivo dos ambientalistas é que aquela área seja designada como Zona de Protecção Especial, processo que tem sido alvo de diálogo mas que está a decorrer de forma "muito lenta".
A Lagoa dos Salgados é visitada por milhares de observadores de aves, sobretudo estrangeiros, sendo um dos locais mais famosos do País para a observação de aves, um segmento turístico cada vez mais procurado.
MAD.
Lusa/Fim