O distrito de Santarém está hoje sob alerta "vermelho" da Direcção-Geral da Saúde (DGS) devido às elevadas temperaturas que são esperadas. Além do distrito ribatejano, a DGS colocou outros dez distritos com alerta "amarelo" igualmente por força do tempo quente que se aguarda.
A situação mais grave de alerta para Santarém corresponde a uma situação de "temperaturas muito elevadas que podem trazer graves problemas para a saúde", pelo que são pedidos "redobrados cuidados".
Recorde-se que para Santarém é esperada hoje uma temperatura de 39 graus Celsius, de acordo com o mapa de alertas da DGS, inserido no âmbito do Plano de Contingência para as Ondas de Calor.
Mas outros distritos encontram-se em alerta amarelo, igualmente onde se esperam temperaturas elevadas, como são os de Braga, onde se espera uma temperatura máxima de 35 graus, Vila Real (36), Bragança (35), Castelo Branco (38), Coimbra (36), Portalegre (37), Évora (37), Lisboa (36), Beja (38) e Setúbal (34), regiões onde "pode haver efeitos na saúde".
IM coloca onze de 18 distritos em alerta amarelo
Para hoje o Instituto de Meteorologia (IM) prevê céu pouco nublado ou limpo, temporariamente muito nublado durante a tarde em especial nas regiões do interior, mas para amanhã é aguardada uma descida da temperatura, mas só no litoral a norte do Cabo Carvoeiro.
Face às altas temperaturas esperadas para hoje também o Instituto de Meteorologia colocou onze dos 18 distritos de Portugal continental com aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro.
Os avisos abrangem os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora e Beja e, de acordo com o site do IM, a maior parte dos distritos de Portugal continental mantém-se hoje com temperaturas máximas acima dos 30 graus Celsius sendo que Beja deverá ser a cidade com temperatura mais elevada, com 39 graus, enquanto no Porto se aguardam 28, em Lisboa 36 e em Faro 33.