Alargada hospitalização domiciliária a todos os hospitais do SNS
O alargamento da hospitalização domiciliária (HD) a todos os estabelecimentos hospitalares do SNS e a nomeação de um coordenador nacional da hospitalização domiciliária foram hoje publicados em despacho da ministra da Saúde.
Todas as unidades locais de saúde (ULS) do país têm unidades de hospitalização domiciliária, à exceção de Braga.
A HD beneficiou em 2024 de uma capacidade instalada de 366 camas em casa dos doentes, avaliou 28.103 utentes e tratou 11.500 doentes internados no domicílio.
Com uma demora média de internamento de 9,3 dias, a ministra argumenta terem sido poupados aos hospitais 107.041 internamentos, tendo sido os doentes internados em casa referenciados 12% da urgência, 20% da consulta externa, 48% dos cuidados de saúde primários e 20% do hospital de dia.
A taxa de mortalidade expectável reduziu em 2% e o tempo médio de permanência em casa do doente foi de 37 minutos, num total de 138.000 323 visitas realizadas.
"Com uma taxa de eficiência de cerca de 50%, este indicador reforça a necessidade de organizar as UHD em CRI, por forma a fomentar o incremento da sua atividade e a incentivar os respetivos profissionais que colaboram nesta modalidade de prestação de cuidados", argumenta.
No despacho, o Ministério da Saúde nomeia como coordenador nacional da HD, Delfim Pereira Neto Rodrigues, atualmente coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária nos hospitais do SNS e presidente do conselho fiscal e disciplinar da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).