Ainda não vai ser assinado acordo para que Espanha pague a água que retira do Alqueva

por RTP
Pedro A. Pina - RTP

Portugal e Espanha acordaram definir caudais diários mínimos para o Rio Tejo e estabelecer também, pela primeira vez, caudais para o Guadiana, anunciaram esta sexta-feira as ministras com a tutela do Ambiente dos dois países. Na véspera, foi alcançado um princípio de acordo sobre Alqueva, mas ainda não está fechado. As negociações continuam até à próxima Cimeira Luso-Espanhola, que se realiza a 23 de outubro.

As ministras portuguesa, Maria da Graça Carvalho, e espanhola, Teresa Ribera, anunciaram ainda um princípio de acordo para o pagamento a Portugal da água captada no Alqueva por agricultores espanhóis, nas mesmas condições e preços que pagam os utilizadores do lado português.

Segundo Maria da Graça Carvalho, este acordo relativo ao Alqueva permitirá ainda avançar com o projeto português de captação de água na zona do Pomarão, distrito de Beja, para abastecimento ao Algarve, que afeta águas internacionais.Na reunião desta sexta-feira, em Aranjuez, na região de Madrid, as ministras fecharam entendimentos e princípios de acordo sobre estas matérias. 

Os termos concretos e definitivos vão continuar a ser negociados, para que o acordo seja na próxima cimeira ibérica, prevista para o próximo mês de outubro, em Portugal.

Os rios deverão, diz a ministra, ser um dos temas principais da cimeira.
Tópicos
PUB