EM DIRETO
Presidente da Coreia do Sul anuncia que vai suspender lei marcial horas após implementação

Aedes albopictus. Mosquito do dengue identificado no município de Lisboa

por RTP

Foi identificada em Lisboa uma espécie de mosquitos, a aedes albopictus, responsável pela transmissão de doenças como dengue e zika. Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde refere que a espécie já antes tinha sido detetada noutras partes do país, mas que no Município de Lisboa aconteceu agora pela primeira vez.

Quando falamos do aedes albopictus estamos a falar de uma espécie que pode transmitir vírus e parasitas causadores de doenças como chikungunya, dengue, zika e dirofilaria, mas não parece ser para já o caso na capital.

A DGS sublinha que “não foram identificados nestes mosquitos quaisquer agentes de doenças que possam ser transmitidas às pessoas, nem se registaram casos de doença humana até ao momento", em Lisboa como no restante território de Portugal.

A presença desta espécie não é inédita em Portugal. O mosquito foi detetado pela primeira vez no país em 2017, na região Norte e, posteriormente, na Região do Algarve (2018) e Alentejo (2022)”, refere o comunicado.

A DGS decidiu no entanto “reforçar a vigilância entomológica e epidemiológica, estando em curso a implementação de medidas para controlar a população de mosquitos”, face a essa capacidade de transmitirem doenças com desenvolvimentos complicados como chikungunya, dengue e zika.

A monitorização e avaliação da situação estão a cargo “dos Serviços de Saúde Pública de nível regional e local, em articulação com a DGS e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge”.
PUB